A Freudenberg – companhia familiar alemã que atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não tecidos, lubrificantes especiais e filtração, entre outros – anunciou que aumentou as vendas globais pelo terceiro ano seguido no exercício financeiro de 2012, registrando outro recorde na história de mais de 160 anos da empresa. No encerramento de 2012, as vendas atingiram € 6,32 bilhões, o que representa um aumento de € 330 milhões (ou de 5,5%) sobre o ano anterior (€ 5,99 bilhões). O lucro consolidado atingiu € 433 milhões (2011: € 370 milhões) e os investimentos globais aumentaram € 86 milhões, atingindo € 348,1 milhões em 2012 (2011: € 262,1 milhões).
No Brasil, as vendas da Freudenberg tiveram faturamento líquido de R$ 619 milhões, valor 8,6% superior aos R$ 570 milhões de 2011. Para 2013, o representante regional do Grupo Freudenberg na America do Sul, Juan Carlos Borchardt, projeta manter a alta em 8% no País e, para isso, anunciou investimentos da ordem de R$ 40 milhões em inovação, capacidade produtiva e otimização de processos, entre outros. Em 2012, foram investidos R$ 35 milhões.
“A Freudenberg tem um compromisso de crescer 50% no Brasil entre 2011 e 2020 e elevar a representatividade local no faturamento mundial de cerca de 5% para 7,5% ou 8%”, afirma. A Freudenberg possui seis empresas no País: Chem-Trend, EagleBurgmann, Freudenberg Não Tecidos, Freudenberg-NOK, Klüber Lubrication e SurTec e, desde 2012, atua também por meio da joint venture TrelleborgVibracoustic.
O número de colaboradores da Freudenberg no Brasil cresceu 11%, aumentando de 1.361 em 2011 para 1.516 em 2012. Em âmbito global, o quadro de pessoal totalizou 37.453 colaboradores, um aumento de 2,5% em relação a 2011, quando a Freudenberg contava com 36.529 colaboradores.
Desempenho global
“A Freudenberg teve sucesso em manter a sua posição em um ambiente de mercado particularmente problemático e conseguiu um crescimento forte e lucrativo em várias áreas. A nossa linha de produtos altamente diversificada e a nossa presença global são as bases do nosso sucesso”, declara Mohsen Sohi, porta-voz do Board do grupo. “A Freudenberg conseguiu aumentar ainda mais as vendas graças a produtos inovadores, alto grau de orientação para o cliente e flexibilidade, além de expansão estruturada e sustentável em mercados em crescimento”.
De acordo com a companhia, embora a crise financeira e de dívida pública tenha provocado impacto sobre empresas que operam em mercados do Sul da Europa, o declínio foi compensado pelo crescimento de países do grupo BRIC e da América do Norte. Para o Grupo Freudenberg, o mercado continuará com problemas em 2013, sobretudo entre os países europeus, onde a empresa prevê uma deterioração de vendas nos mercados da Itália e da Espanha, mas, por outro lado, os países do BRIC devem puxar a economia global.
“O nosso objetivo é aumentar o crescimento lucrativo e sustentável”, enfatizou Sohi. “Conseguiremos isso com nossos próprios recursos em determinados campos de negócios e por meio de aquisições em mercados em crescimento”. Cinco áreas de crescimento estratégico têm prioridade nos investimentos: tratamento químico de superfícies, tecnologia médica, petróleo e gás, filtração industrial e tecnologia de controle de vibrações para setores em crescimento acelerado e para veículos sobre trilhos.