Aproveitando a Temporada da Alemanha no Brasil (que acontece de maio de 2013 a maio de 2014), a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) definiu alguns campos estratégicos para a troca de informações e conhecimento entre os dois países no setor de turismo, inclusive os ligados à Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, a oportunidade de aproximar a rede de contatos é uma busca pela inspiração e soluções para aprimorar a qualidade e capacitação do setor no país. “Podemos aproveitar o know- how dos alemães para recepção dos megaeventos”, explica Lomanto.
Para facilitar o intercâmbio de informações, a Embratur preparou uma série de acordos de cooperação com o Centro de Turismo Alemão (DZT – sigla em alemão). A assinatura de uma carta de intenções foi formalizada na última edição da World Travel Market (WTM), em novembro do ano passado, em Londres.
Nessa carta, ficou estabelecida a aproximação entre a Embratur e o DZT, com o objetivo de traçar ações bilaterais, cooperação e troca de experiências de sucesso na promoção do turismo internacional. Já no começo deste ano, durante a ITB Berlim, foi realizada uma reunião com representantes das duas instituições, na qual foram definidos os principais objetivos, estratégias e atividades em conjunto.
A partir desses primeiros contatos para a realização dos acordos, a Embratur definiu alguns campos estratégicos, nos quais o instituto é referência mundial, como a pesquisa de mercados e desenvolvimento de produtos, mídias sociais e promoção online; e os segmentos esportivo, de negócios e cultura, entre outros.
Nos últimos anos, a Alemanha vem se consolidando como um dos mais representativos mercados para o turismo internacional no Brasil e está entre os 18 países prioritários para atuação da Embratur em 2013.
Em 2012, a Alemanha se classificou como o terceiro maior emissor de turistas, quando 258.437 cidadãos alemães entraram em nosso país, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo.
O gasto médio nas viagens motivadas por eventos e negócios é de US$ 116 e a permanência, de 15 dias. Quando a visita ao Brasil é estimulada pelo lazer, o gasto médio é de US$ 97 e a estadia, de 14 dias. Entre os destinos preferidos estão o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
Portal Planalto com informações da Embratur