Joachim Gauck, presidente da República Federal da Alemanha, inaugurou nesta segunda-feira, 13 de maio, no World Trade Center (WCT), em São Paulo, uma exposição sobre energias renováveis e eficiência energética. Organizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, ela integra a programação da “Temporada Brasil-Alemanha 2013- 2014”, inserindo-se no ciclo de eventos denominados “Future Visions”, que tem o objetivo de mostrar como viveremos no futuro e promover discussões sobre o tema.
A exposição conta com a participação das empresas: Basf, Bayer,Bosch, Evonik, Herrenknecht, Siemens, Volkswagen e ZF, além da Câmara Brasil-Alemanha e de seu Departamento de Inovação, do Instituto Goethe, da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI- Brasil), do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), do Banco KFW e da Sociedade Alemã para a Cooperação Econômica Internacional – GIZ.
No ambiente econômico e político tanto da Alemanha quanto do Brasil, a questão energética está na ordem do dia. Em 2011, a Alemanha decidiu implantar uma mudança em suas política para o setor, instituíndo a “Virada Energética” (Energiewende, em alemão). A proposta é substituir, gradativamente, as fontes fósseis de energia por alternativas renováveis, especialmente, solar e eólica. Estima-se que até 2050, a sua participação na geração de eletricidade no país seja de 60%. Paralelamente, a Alemanha também persegue metas de redução de emissão de gases de efeito estufa e implantou um programa de eficiência energética. Tais mudanças estão sendo realizadas com a adoção de tecnologias inovadoras.
Já no Brasil, as discussões sobre energia estão centradas na redução das tarifas, e na necessidade de expansão da sua oferta para apoiar o desenvolvimento econômico nacional.
“Future Visions” – Os eventos realizados sob a chancela “Future Visions” integram a programação econômica da “Temporada da Alemanha + Brasil 2013 – 2014”. Eles estão organizados em torno da procura por respostas à pergunta: “como viveremos amanhã”. Com esse objetivo, empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha e instituições a elas ligada querem discutir e apresentar soluções para problemas relacionados à sustentabillidade, inovação, meio ambiente, eficiência energética e segurança.
Dentro do ciclo “Future Visions” serão realizadas, em várias cidades brasileiras, as “German Weeks”. A sua programação, que inclui exposições e seminários, deverá se estender por uma semana, em cada cidade. As “German Weeks” são organizadas pela Câmara Brasil-Alemanha em parceria com empresas associadas e instituições a elas ligadas. Seu objetivo é apresentar e discutir soluções para problemas atuais e que, apoiados em conceitos sustentáveis, garantam a vida das gerações futuras.