O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, visitou nesta terça-feira (14) a fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Gauck foi recebido por Michael Macht, membro do Board do Grupo Volkswagen, responsável por Produção e pela região da América do Sul. Acompanhado por Thomas Schmall, presidente da montadora no Brasil, Gauck conheceu a linha de montagem do Gol e um panorama dos produtos e processos de produção da Volkswagen.
Até 2016, a companhia investirá R$ 8,7 bilhões no Brasil em novos produtos e tecnologias, assim como na expansão de sua capacidade produtiva. “Em nossas quatro fábricas brasileiras damos uma importância especial à produção sustentável e à expansão da geração de energia renovável no País. Por meio desses investimentos tornaremos nossas fábricas ainda mais ecológicas e eficientes”, afirmou Macht.
“A visita do presidente da Alemanha revela o prestígio da Volkswagen do Brasil e sua importância para o desenvolvimento econômico e social do País. Há 60 anos, o Brasil foi o primeiro país a receber uma operação da Volkswagen fora da Alemanha, dando início à expansão global da marca. Atualmente, o compromisso da empresa com o Brasil é reforçado pelos investimentos de R$ 8,7 bilhões até 2016”, destacou Schmall.
O presidente Gauck também visitou o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Desde 1973, mais de seis mil trabalhadores especializados foram formados na fábrica. Um dos cursos oferecidos, o de “Técnico em Mecatrônica”, conta com o sistema de ensino dual, um método inspirado em processos de formação técnica utilizados na Alemanha. O ensino dual une aulas teóricas e práticas, permitindo que os alunos acompanhem o processo produtivo e aprendam com a mediação do professor e de mentores das áreas de Manufatura.
Gauck ainda conheceu vários projetos de sustentabilidade da Volkswagen do Brasil. O presidente foi recepcionado pelo Coral da Gente, um grupo de canto formado por crianças de uma comunidade de São Paulo. Outra iniciativa social apresentada foi a versão brasileira do “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, um programa criado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, em parceria com a ONG terre des hommes, que tem como objetivo melhorar as perspectivas de vida de crianças e jovens em áreas carentes do Brasil, por meio de projetos sociais que utilizam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover a educação, a cidadania e a cultura de paz.