O “Wind Explorer”, carro-conceito desenvolvido pela Evonik e empresas parceiras em função da Temporada da Alemanha no Brasil, está em exposição na Feira Internacional do Plástico (Feiplastic), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, até esta sexta-feira (24).
Desenhado para acomodar dois passageiros, o veículo é equipado com motor elétrico, cujas baterias de íons de lítio são recarregadas pelo vento, por meio de um aerogerador portátil, não emitindo ruídos ou poluição oriunda da queima de combustíveis fósseis. Testes realizados na Austrália mostraram que o carro pode percorrer 5.000 km gastando o equivalente a €10 em eletricidade.
De acordo com a Evonik, a bateria conta com uma membrana cerâmica e suas células alcançam rapidamente o melhor desempenho em termos de vida útil, segurança, desempenho e serviço. Ela possui potência de 8 kWh e autonomia de 400 km em temperaturas de até 60°C e pode ser recarregada pela turbina eólica portátil ou por meios convencionais de energia.
Segundo a companhia alemã, um dos fatores que favorecem o bom rendimento do veículo é seu baixo peso total (200 kg). O Wind Explorer é fabricado com a espuma Rohcell, de polimetacrilimida de alto desempenho e rígida, 70 % mais leve que o aço. O chassi de alumínio em formato aerodinâmico também contribui para a leveza do carro, o que proporciona economia de energia.
Para a aplicação em formulações de borracha, a Evonik desenvolveu o silano VPSi 363, que eleva o desempenho do sistema e reduz a resistência ao rolamento dos pneus em até 10%, comparado a outras sílicas, e em cerca de 40% em relação a sistemas não silanos, sem diminuir a aderência em piso molhado e a vida útil dos pneus. O VPSi 363 também minimiza as emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC) em até 80% durante sua produção em relação aos silanos convencionais. As consequências são a maior economia de combustível (2,8%) e a menor emissão de CO2 na atmosfera.