“Após um período de forte recuperação da economia mundial em 2010 e um 2011 mais fraco, o crescimento global continuou no último ano, embora em um ritmo mais lento. Neste cenário, os embarques de contêineres aumentaram novamente, mas a uma taxa menor do que a capacidade dos navios. Como resultado, os fretes continuaram sob pressão, especialmente no trade da Ásia-Europa, apesar de uma melhora. Reflexo do alto custo do combustível, o lucro de quase todas as empresas de navegação permaneceu insatisfatório.”
A análise é do Grupo Hamburg Süd, que afirmou, em comunicado à imprensa, não ter escapado desses fatores. Com cerca de 3,3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados, a empresa transportou em torno de 4% a mais em contêineres do que no ano anterior, praticamente alinhada ao crescimento do mercado (que foi de 3,3%, para 156 milhões de TEUs).
Segundo o texto, impulsionado por um dólar significativamente mais forte na média do ano, o faturamento das operações regulares da Hamburg Süd aumentou desproporcionalmente ao volume transportado, em aproximadamente 16%, para € 4,8 bilhões. Com a inclusão das atividades de transporte convencional (break-bulk) e product tanker, o volume total de negócios cresceu em 15%, para em torno de € 5,5 bilhões.
Com 4.512 funcionários, o Grupo Hamburg Süd empregou cerca de 1% a mais do que 2011. Incluindo as tripulações terceirizadas, a quantidade de colaboradores chegou a 5.134.
“Em virtude dos constantes fretes e da pressão contínua sobre a área operacional, o resultado do Grupo Hamburg Süd superou o planejado, conseguindo uma melhoria em relação ao ano anterior em virtude do sucesso na gestão da capacidade. Porém, ainda não é possível falar de um nível de lucro satisfatório”, disse a empresa no comunicado.
Os gastos de capital, em sua maioria na forma de depósitos e pagamento final de navios novos, foram, aproximadamente, 48% menores em 2012, sendo totalmente financiados com o fluxo de caixa operacional.
Navios e contêineres
A frota operada pela Hamburg Süd em 31 de dezembro de 2012 totalizou 153 navios, sendo 42 deles próprios. No ano passado, os três últimos navios da série “Santa” entraram em operação. Com capacidade de 7.100 TEUs, são os maiores em operação na Hamburg Süd e operam nas rotas entre o Norte da Europa e a Costa Leste da América do Sul, assim como entre a Ásia e a Costa Leste da América do sul.
Os seis navios “Cap San” de 9.600 TEUs pedidos no início de 2011 serão entregues em 2013/2014. Todos esses porta-contêineres deverão ser integrados nas linhas entre a Ásia e a América do Sul, assim como entre a Europa e a América do Sul. Além disso, no decorrer do ano, serão entregues quatro navios novos de 3.800 TEUs que deverão ser implementados no serviço de cabotagem da Aliança no Brasil.