Com parceria da sede da B. Braun, na Alemanha, e da subsidiária brasileira, situada em São Gonçalo (RJ), a escola Bundespräsident-Theodor-Heuss-Schule (THS), da cidade alemã de Homberg, participará de um projeto em conjunto com a Escola Alemã Corcovado, no Rio de Janeiro. A ideia, segundo a B. Braun, é facilitar um intercâmbio entre as escolas com a finalidade de promover o diálogo criativo entre crianças e jovens de ambas as culturas, no âmbito das comemorações da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.
De acordo com a companhia alemã, o tema do projeto, “Descobrindo novos horizontes – Hans Staden e a sua importância para o Brasil”, sugere que, tanto em Homberg quanto no Rio de Janeiro, os alunos conheçam o historiador Hans Staden em diversas disciplinas. As crianças e os jovens desenvolverão trabalhos criativos em torno da obra do escritor de viagens e ilustrador, e estabelecerão uma relação entre a mesma e o Brasil contemporâneo.
Atualmente, já estão sendo desenvolvidas diversas obras sobre o tema na Alemanha, pelas crianças e jovens da THS. A principal é um barco como símbolo de novos começos. O barco está sendo construído com resíduos de madeira, peças de tábuas e outros elementos e, assim que estiver concluído, será transportado para uma exposição no Rio de Janeiro, que acontecerá na Escola Corcovado.
Neste local, o barco será complementado com obras de arte criadas pelos estudantes cariocas, como instrumentos musicais, desenhos, equipamentos de vídeo, entre outras. A celebração do evento está prevista para outubro, no Rio de Janeiro, com a presença de representantes da escola alemã.