A Karmann-Ghia divulgou, na semana passada, os vencedores do seu Concurso Universitário de Design, que tinha o objetivo de buscar um projeto de carro esportivo de luxo que possa ser fabricado no País.
A dupla paranaense Felipe Mazzeo e Rodrigo Scarpetta levou o primeiro prêmio, de R$ 100 mil. “As modernas linhas inspiradoras mantêm a essência do Karmann-Ghia Coupê, fabricado de 1962 até 1972. Porém, logo de cara, os faróis de LED saem do convencional e criam uma expressão ao carro, quando olhado de frente. Na traseira, o modelo traz lanternas diferenciadas, típicas de um provocador. Além disso, um painel requintado dialoga com o clássico, com detalhes em madeira, e o moderno, através da tela de LCD e dos instrumentos esportivos”, destaca a companhia em comunicado.
O segundo prêmio, de R$ 60 mil, ficou com Renan Oliveira, estudante de Minas Gerais, e o terceiro lugar coube ao estudante Marinangelo Nunes, do Rio Grande do Sul, que levou R$ 30 mil. A empresa concedeu, ainda, uma menção honrosa ao estudante Danilo Saito, de São Paulo, premiado com um curso sobre o mercado de luxo na Maison De Luxe.
De acordo com a empresa, o concurso foi idealizado pelo presidente do Grupo ILP Industrial, controlador da Karmann-Ghia, Jonas Hipólito de Assis, e teve a intenção de buscar um projeto de automóvel esportivo de luxo entre jovens talentos, tanto para dar espaço a quem está começando na carreira profissional quanto para aproximar a marca desta nova geração.
“A partir de agora começamos uma nova etapa. Vamos aperfeiçoar a proposta vencedora e avaliar sua viabilidade econômica, além de dialogar com nossos clientes e parceiros. Para tirar este projeto do papel a Karmann-Ghia precisa de um parceiro”, explica Assis sobre a possibilidade de o projeto vencedor chegar efetivamente às ruas.
O Concurso Universitário Karmann-Ghia de Design foi, conforme a companhia, o primeiro passo de uma estratégia de retomada da companhia a um posto de destaque no mercado nacional, que inclui investimentos de US$ 30 milhões, mudanças na infraestrutura da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e novos maquinários.
A Karmann-Ghia do Brasil
A Karmann-Ghia do Brasil é uma indústria de estamparia, ferramentaria e usinagem fundada no País em 1959, a partir da vinda da alemã Karmann AG ao Brasil a convite da Volkswagen, com o objetivo, além de atuar em suas áreas tradicionais, de produzir em solo brasileiro o famoso Karmann-Ghia coupê. Na proposta, a Volks forneceria os chassis e os componentes mecânicos e a Karmann produziria a carroceria e cuidaria da montagem e acabamento.
A fábrica, inaugurada em maio de 1960 em São Bernardo do Campo, produziu os primeiros veículos nacionais sete meses depois. No final da década de 80, a Karmann-Ghia já não mantinha o contrato de exclusividade com a Volks, mas ainda possuía o foco aplicado em carros esportivos, e passou a fabricar sob encomenda o Ford Escort XR3. No período de 1998 a 2006, saiu de suas linhas de montagem o Land Rover Defender.
Em 2008, às vésperas da Karmann-Ghia completar 50 anos, o Grupo Brasil adquiriu seu controle acionário. O Grupo optou por retomar o objetivo de tornar a Karmann-Ghia a principal empresa do Brasil na área de estampagem de componentes, construção de ferramental, serviços de engenharia e modelação, projetos e fabricação de dispositivos de montagem e controle, e usinagem em geral. Em outubro de 2012 a companhia foi adquirida pelo Grupo ILP Industrial, e hoje somente a unidade brasileira pode usar a marca Karmann-Ghia no mundo.