A Aliança Navegação e Logística anunciou que o novo porta-contêineres que faz parte do programa de renovação da frota da companhia já chegou ao Brasil, e deve entrar em operação no Porto de Manaus nesta quarta-feira (10).
Batizado de “Pedro Álvares Cabral”, ele é o segundo de uma série de quatro navios idênticos com capacidade nominal de 3.800 TEUs (cada TEU é equivalente a um contêiner de 20 pés) e 500 tomadas para contêineres refrigerados.
Com a chegada do “Pedro Álvares Cabral”, a Aliança já conta com 50% dos novos navios encomendados. A previsão é de que todos estejam em operação até o fim do terceiro trimestre. O primeiro navio da nova frota da empresa, o “Sebastião Caboto”, está em operação em plena carga desde fevereiro.
De acordo com a empresa, a série de navios constitui um novo marco no serviço de cabotagem, e tem um investimento de mais de R$ 450 milhões. “As embarcações são equipadas com a mais moderna tecnologia para a segurança da tripulação e da carga, e também para a redução do consumo de combustível. Como resultado, possuem os menores índices de emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada, aumentando ainda mais os benefícios ambientais do modal em relação ao transporte rodoviário”, afirma a Aliança em comunicado à imprensa.
A companhia disponibiliza três anéis na cabotagem. O Anel 1 atende aos mercados desde Santa Catarina até o Amazonas, o Anel 2 vai do Rio Grande do Sul a Bahia, e o Anel 3 cobre da Argentina ao Rio de Janeiro. Com os novos navios, o serviço de cabotagem da Aliança contará com uma frota composta por oito navios, oferecendo mais de 90 escalas mensais nos principais portos do Brasil e do Mercosul.
“A empresa continua com o firme objetivo de construir navios porta-contêineres no Brasil em seu planejamento de capacidade de médio prazo. Porém, como resultado da alta utilização dos estaleiros nacionais pela indústria de petróleo e gás, foi necessário atender a demanda imediata do mercado com a importação”, destaca o comunicado.
Sobre a Aliança Navegação e Logística
Fundada no início da década de 50, a Aliança atua em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.Com faturamento de R$ 2,7 bilhões em 2012, a Aliança movimentou, no ano passado, mais de 680 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 14 portos nacionais e possui 12 escritórios próprios no Brasil.