Empresa alemã especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a T-Systems, em parceria com a Airbus e a RIMOWA, apresentou uma solução para os problemas com bagagens perdidas e extraviadas: o aplicativo para smartphone “Bag2Go”. A nova tecnologia emite as informações de voo, por meio de um código de barras, e possibilita ao dono identificar o local da mala em caso de necessidade.
A bagagem inteligente é equipada com um rádio e um módulo de software com display. O passageiro registra todas as informações necessárias sobre seu voo via aplicativo e transmite esses dados para a companhia aérea, que gera um código de barras e envia para o display na mala.
O código providencia uma identificação única ligada ao dono da bagagem e adianta o processo do check-in e do despacho. Outro código é criado para cada voo, contendo informações sobre o peso e dono da bagagem, juntamente com todos os detalhes sobre o voo. Isso permite que a mala viaje diretamente ao seu destino, independentemente do passageiro – mesmo quando houver imprevistos (modificações ou cancelamentos) ou uma conexão não realizada.
Além disso, o aplicativo disponibiliza informações sobre a localização da mala (menos durante o voo) e se a mesma foi aberta durante o trajeto (onde e quando foi aberta).
A estimativa é que a mala inteligente reduza os custos com bagagem de mão e os gastos das companhias aéreas em relação às malas perdidas. Segundo a SITA, organização especializada em dados de aviação, as companhias calculam um prejuízo de cerca de US$ 2,5 bilhões por ano com atraso e perda de bagagens.