Durante o 10º Encontro de Fornecedores da ZF, realizado nessa semana, em São Paulo, a empresa, além de premiar os quatro players mais alinhados com seus princípios de inovação, tecnologia e sustentabilidade em 2012, aproveitou o momento para ressaltar a necessidade de todo o setor automotivo investir em parcerias que busquem a inovação tecnológica, e como esta postura é determinante para o sucesso comercial da indústria.
“O Grupo ZF acredita em um desenvolvimento sustentável dos negócios nos próximos anos e tem como objetivo estratégico atingir um volume anual de vendas de €40 bilhões até 2025. Isto só será possível se toda a nossa cadeia de fornecimento crescer conosco. A América do Sul manteve sua participação nas vendas globais do Grupo ZF nos últimos anos, a despeito do grande crescimento dos mercados asiático e norte-americano, consolidando sua importância estratégica para o grupo”, disse Wilson Bricio, presidente da ZF na América do Sul.
Bricio aproveitou para reforçar o convite aos presentes para participarem do 1º Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, realizado pela Câmara Brasil-Alemanha e do qual a ZF é patrocinadora. “A premiação é uma excelente oportunidade para nossos fornecedores divulgarem suas iniciativas inovadoras de aumento de competitividade”, acrescentou.
Carlos Thenório, diretor de gestão de materiais da ZF América do Sul, salientou como a parceria entre as empresas que buscam a inovação é fator primordial para o crescimento de todo o setor. “Sempre ressaltamos aos nossos fornecedores que, ao recebermos um produto cada vez mais completo, internamente reduziremos etapas e processos industriais sem perder a qualidade, aumentando a competitividade”, enfatizou o executivo.
Um dos destaques do Encontro foi a presença de Johannes Kamzelak, vice-presidente de compras do Grupo ZF, que falou aos fornecedores sul-americanos sobre a importância deles para o desempenho global da companhia: “Para nos mantermos competitivos, investimos €861 milhões em pesquisas em 2012. E esperamos que isto aconteça também com vocês – uma intensa busca pelo aperfeiçoamento de produtos que traga benefícios não em termos de redução de custos, mas que gere também rentabilidade para nossos negócios”, comentou.
Na premiação, as empresas Zanaflex, Regali e ZM ganharam como “Melhores Fornecedores – Compras Produtivas”, e a Vallourec como “Melhor Fornecedor –Sustentabilidade”.