Circulam na Alemanha aproximadamente 71 milhões de bicicletas, e todo ano são vendidas cerca de 4 milhões de unidades. Como observa a Associação Alemã da Indústria da Bicicleta (Zweirad-Industrie-Verband, ou ZIV), esse mercado depende muito das condições climáticas. Devido ao longo inverno e ao tempo ruim na primavera, o ano de 2013 começou difícil para o setor no país europeu. No entanto, as últimas semanas, com tempo bom de verão, têm ajudado a recuperar o déficit nas vendas.
As entregas no mercado doméstico até junho foram 7% menores do que no mesmo período do ano passado, embora a ZIV estime que as vendas de bicicletas e e-bikes (bicicletas elétricas) tenham ficado apenas de 2% a 3% menores, já que a tendência de procura por bicicletas de alta tecnologia e de e-bikes se manteve.
A produção de bicicletas no país, de acordo com a associação, manteve-se alta na primeira metade de 2013, com 1,65 milhão de unidades fabricadas (- 2,4% na comparação com a primeira metade de 2012). O selo “Made in Germany” continuou valorizado: as exportações cresceram 9,3%, para aproximadamente 790 mil bicicletas e e-bikes. As importações, por sua vez, decresceram em 5%, o que corresponde a 1,8 milhão de unidades.
E-bikes em ascensão
Em função do desempenho positivo nos dois últimos meses, a ZIV acredita que o nível de vendas de 2012 pode ser alcançado no final deste ano. A entidade também prevê que a fatia de mercado das bicicletas elétricas continue crescendo: já existem hoje mais de 1,3 milhão de e-bikes nas estradas alemãs, e, nos próximos anos, a fatia desse veículo pode crescer para até 15% do total anual. Em 2013, devem ser vendidas 430 mil bicicletas elétricas, 13% mais que no ano passado.
Segundo a associação, a demanda cada vez maior do consumidor por qualidade foi ratificada pelo aumento nas vendas de componentes e acessórios. O crescente uso da bicicleta para o deslocamento diário e a grande parcela de bicicletas vendida em lojas especializadas nos anos anteriores levaram a uma demanda também crescente por componentes e acessórios e por serviços e reparos em oficinas.
Atualmente, perto de 60% das unidades vendidas e 80% das vendas do mercado ciclístico alemão em geral são geradas em lojas especializadas, e a ZIV espera que esses números continuem subindo.
“Apesar das dificuldades relacionadas ao clima na primeira metade de 2013, estamos otimistas quanto aos meses de verão restantes”, conclui Siegfried Neuberger, diretor administrativo da Associação Alemã da Indústria da Bicicleta.