A companhia química alemã Lanxess desenvolveu, em colaboração com a Universidade Técnica de Munique, uma ferramenta que calcula o potencial de economia de combustível em frotas de veículos (a Lanxess Vehicle Fleet Calculator).
De acordo com a empresa, com o software os operadores de frotas podem calcular individualmente quanto combustível podem economizar ao trocar os pneus comuns dos veículos por pneus de qualidade com baixa resistência ao rolamento (os chamados “pneus verdes”), o período de retorno do investimento e a redução de emissões de CO2 da frota com a mudança. A calculadora indica ainda o potencial de economia de combustível e de impacto ambiental de melhorias adicionais como a otimização da pressão do pneu, o alinhamento dianteiro de caminhões e programas especiais de treinamento de motoristas.
“Para operadores de frotas grandes, um aumento de poucos centavos no preço dos combustíveis resulta em muitos milhares de euros de custos adicionais. Ao mesmo tempo, em função da questão ambiental, é cada vez mais importante reduzir a quantidade de CO2 emitida por carros e caminhões”, afirma Axel Vaßen, especialista em frotas e diretor de Assuntos Públicos e Internacionais da Lanxess. “Nossa calculadora mostra aos operadores quais medidas de economia de combustível produzem os maiores benefícios, tanto econômicos quanto ambientais”, completa.
A ferramenta está disponível gratuitamente na internet, requerendo apenas um breve registro por parte do usuário, no site (em inglês): http://fleet.green-mobility.com/en/
Segundo informações da Lanxess, a resistência à rolagem dos pneus, isto é, a energia gasta para os pneus “rodarem” ao longo da superfície da estrada, é responsável por 20% a 30% do consumo total de combustível de um carro – no caso de veículos pesados, como caminhões, essa fatia pode chegar a 40% do consumo total.