O Instituto Martius-Staden em parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro anuncia o lançamento do livro “Cinco Séculos de Relações Brasileiras e Alemãs”, projeto que integra a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014. A publicação, dividida em dois volumes, celebra as curiosas e bem sucedidas relações culturais e comerciais entre os países nos últimos 500 anos.
O primeiro volume da obra, que foi apresentada na Bienal do Rio, terá seu lançamento oficial no dia 18 de setembro no Goethe-Institut de São Paulo, e no dia 13 de outubro na Feira do Livro de Frankfurt. Já o segundo volume tem previsão de lançamento para o início de 2014.
Organizado por Eckhard E. Kupfer, diretor do Instituto Martius-Staden, e Willi Bolle, professor de literatura na USP e presidente do Conselho Cultural do Instituto, o primeiro volume traz artigos de 25 grandes autores brasileiros, como Laurentino Gomes, Alberto Dines e Tucci Carneiro, que abordam ricas histórias das interações culturais entre os dois países e sobre grandes nomes alemães e suas iniciativas no Brasil.
O volume I é divido em três partes: do século XVI ao XVIII, época em que Portugal protegia rigorosamente sua colônia contra qualquer influência de fora; século XIX, sobretudo o seu começo, quando ocorreu a abertura internacional do Brasil e iniciou-se a preparação da independência; e o período entre o início da República (1889) e a Segunda Guerra Mundial, a também chamada “Era dos Impérios”, quando a rivalidade entre as grandes potências resultou em conflitos armados.
Já o segundo volume trará histórias de 1945 até os dias atuais, quando o Brasil, de um país do “Terceiro Mundo”, transformou-se na sexta maior economia do planeta, e a antiga relação entre um país “hegemônico” e um país “periférico” modificou-se para um diálogo entre iguais.
Grande parte da iconografia utilizada no livro faz parte do acervo do Instituto Martius-Staden, que possui 75 anos de preservação de memória histórica sobre o estreitamento de laços entre o Brasil e países de língua alemã.
Publicado pela Editora Brasileira, o livro possui apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio das empresas alemãs BASF, Hochtief, Stihl e Trumpf.