De acordo com informações da organização da participação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt, a homenagem ao Brasil nesta edição do maior evento do setor livreiro mundial, sem dúvida, será uma vitrine à nossa produção editorial, que estará totalmente voltada para a internacionalização do livro brasileiro e para a venda de direitos autorais.
O tradicional estande coletivo do País, localizado no Hall 5.1, terá 700 metros quadrados e abrigará mais de 160 expositores. Já no pavilhão brasileiro, em um espaço de 2.500 metros quadrados, 70 escritores representarão a literatura brasileira no evento e serão realizadas inúmeras intervenções artísticas.
Ao todo, a Feira do Livro de Frankfurt reunirá mais de 7,5 mil expositores, de 111 países e, aproximadamente, 300 mil visitantes, o que a torna, segundo o Projeto Brasil em Frankfurt, uma potente ferramenta de marketing para a promoção, ampliação da carteira de clientes e compra e venda de direitos autorais.
A expectativa é de que a Feira deste ano gere muitas oportunidades de negócios para as editoras nacionais, pois mais de 200 títulos, entre lançamentos e reimpressões, foram traduzidos na Alemanha, desde 2011, quando o Brasil foi anunciado como o homenageado em Frankfurt. Esta maior exposição permite projetar um crescimento de negócios de 3% a 7% para os próximos 12 meses.
Para Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro, é necessário aproveitar, da melhor maneira possível, as oportunidades que se abrem em feiras internacionais. “O Brasil passa de país comprador de direitos autorais para vendê-los no exterior, e temos verificado avanços nesse sentido: as exportações evoluíram de US$ 495 mil, em 2010, para US$ 880 mil, em 2011, chegando a US$ 1,2 milhão em 2012. Isso significa que, em apenas dois anos, registramos um aumento de 143%, algo bastante significativo e animador”, salienta a presidente.
As ações de fomento às exportações de direitos autorais são implementadas pelo projeto Brazilian Publishers (BP). Criado em 2008, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o BP contribui para a profissionalização do setor editorial nacional, oferecendo consultorias especializadas em negócios, prospecção de mercado estrangeiro e ações de promoção comercial. Cento e treze expositoras brasileiras da Feira de Frankfurt terão o suporte do BP.
“A Alemanha é um mercado que já vem sendo trabalhado fortemente pelo projeto Brazilian Publishers, com bons resultados. A presença do Brasil em eventos internacionais vem acontecendo desde que o BP foi criado, há quatro anos, o que, além de favorecer as exportações, amplia a credibilidade das empresas brasileiras e fortalece o segmento editorial, que apreende melhores práticas e cria redes de parcerias comerciais”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.
A participação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt tem a organização dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional de Artes (Funarte), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Câmara Brasileira do Livro (CBL).