A Bayer CropScience está a caminho de aumentar suas vendas anuais para € 9 bilhões em 2013 e para € 10 bilhões em 2015. “Desde 2007 estamos expandindo nossos negócios de forma contínua, batendo recordes de vendas e estamos muito otimistas sobre o nosso desenvolvimento futuro”, disse Liam Condon, CEO da Bayer CropScience, na conferência de imprensa anual da empresa em Monheim, Alemanha, nesta quinta-feira (5). Em um contexto de forte demanda por seus produtos, a empresa está aportando € 1 bilhão ao seu programa de investimentos, elevando o total para o período de 2013 a 2016 para aproximadamente € 2,4 bilhões.
Um elemento integrante dos planos de investimentos da divisão de cultivos da Bayer é a construção de uma nova fábrica na cidade de Mobile, no Alabama (EUA), para a produção do herbicida glufosinato de amônio. O início das operações desta nova planta está previsto para o quarto trimestre de 2015, a tempo para a estação de crescimento da lavoura de 2016. “Com cerca de € 380 milhões destinados para a nova fábrica, este é o maior projeto de construção na história da Bayer CropScience”, afirmou Condon. Juntamente com projetos de expansão de capacidade em andamento em outras unidades, as instalações contribuirão significativamente para o objetivo da empresa de mais que duplicar o fornecimento global deste ingrediente ativo.
Expansão do negócio de sementes
Outro elemento do plano de crescimento da empresa é a implementação da estratégia de sua unidade de negócios Seeds. A Bayer CropScience planeja reforçar sua posição em cultivos estratégicos como hortaliças, arroz, colza e algodão e conquistar uma significativa participação de mercado em soja e trigo.
“Continuaremos investindo em nosso negócio de soja por meio de aquisições estratégicas na América Latina, por exemplo, contribuindo assim para um desenvolvimento rápido e focado em características agronômicas (traits) diferenciadas,” explicou Condon, que destacou também o desenvolvimento atual de uma característica agronômica para o manejo de nematoides na soja. Além disso, o executivo anunciou o lançamento da marca global de soja da Bayer CropScience, Credenz, para o final de 2014 na América do Norte e América do Sul. “A Credenz nos ajudará a oferecer melhores variedades aos agricultores. Esta semente oferecerá futuras características agronômicas que poderão proteger os cultivos de soja de insetos específicos, repelir ataques de nematoides e tornar a cultura tolerante aos mais efetivos herbicidas.” A empresa espera expandir de forma significativa suas vendas relacionadas à soja ao longo da próxima década.
Um segundo investimento da empresa na área de sementes é o trigo, cultura básica mais importante do mundo. Neste campo, a Bayer CropScience está desenvolvendo uma rede global de viveiros de trigo, com o objetivo de produzir variedades de alto rendimento adaptadas às condições locais de crescimento. Espera-se para 2015 a entrada no mercado das primeiras variedades.