A fornecedora automotiva alemã Continental e a companhia de tecnologia norte-americana IBM anunciaram, durante o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (oficialmente aberto pela chanceler Angela Merkel nesta quinta-feira, 12), que fecharam um acordo para o desenvolvimento conjunto de soluções de conectividade móvel para carros.
“Nós estamos convencidos de que o desenvolvimento da mobilidade do futuro é altamente complexo e requer parcerias fortes com players mundiais da indústria de TI. A IBM é líder em Big Data e Computação na Nuvem. A experiência da IBM em plataformas habilitadas para a Nuvem e sua capacidade de desenvolvimento de sistemas embarcados, combinadas com nossa expertise em sistemas de eletrônica automotiva, criam a fundação para uma nova geração de veículos ‘inteligentes’ conectados”, afirmou Elmar Degenhart, presidente do Conselho Administrativo da Continental.
De acordo com a Continental, é parte central do acordo o desenvolvimento de uma plataforma na Nuvem de grande escala, que permitirá aos fabricantes de automóveis fornecer uma gama de novos serviços de bordo móveis. Ela possibilitará que as atualizações de softwares e as funcionalidades dos dispositivos de controle do veículo sejam repassadas pela internet, evitando visitas a oficinas mecânicas. Para a fornecedora automotiva alemã, ao dar a oportunidade de as montadoras oferecerem aos seus clientes um vasto conjunto de novos atributos, essa solução pode igualmente se provar benéfica a outros setores, como de transporte público, seguros e varejo.
Ambiente automotivo conectado
Dirk Wollschläger, diretor geral da divisão de indústria automotiva da IBM, destacou que “os proprietários de carros de hoje estão repensando completamente suas necessidades em mobilidade e esperam que seus veículos tenham as mesmas capacidades e conveniências que outros aparelhos ‘inteligentes’. Isso significa que os motoristas não estão buscando apenas qualidade, segurança e confiança, mas também enxergam o carro como uma extensão altamente personalizada do seu cotidiano digitalmente conectado”.
Degenhart enumerou três forças inovadoras que irão guiar a indústria automotiva nos próximos anos: automação veicular, emissões reduzidas de CO2/direção ambientalmente eficiente/veículos elétricos, e conectividade. “O mundo digital emergente provê estímulos poderosos para cada uma dessas megatendências. O veículo não apenas será conectado à internet, ele se tornará parte dela. A mobilidade conectada em rede e ‘inteligente’ abre um potencial enorme para a inovação e vai oferecer diversas novas funções para os motoristas, incluindo reconhecimento de voz baseado na nuvem, troca de dados sobre o tráfego em tempo real e ‘direção antecipatória’ baseada em dados online e de navegação. Assim, os carros do futuro vão se tornar mais seguros e mais eficientes”, concluiu o executivo.
Segundo a Continental, a “direção antecipatória” será reforçada pela companhia alemã e pela IBM no desenvolvimento da plataforma que permitirá que a direção altamente autônoma se torne realidade. Os veículos com sensores embarcados não somente receberão dados, eles também transmitirão informações como posicionamento, velocidade ou desaceleração para a Nuvem, em que os dados serão processados, analisados e servirão de base para ações. O resultado, ressalta a Continental, será um mapa em tempo real que habilitará o veículo a literalmente “enxergar além da curva”.