Bicentenário do escritor Georg Büchner

Acontece nesta quarta-feira (23) e na quarta-feira da semana que vem (30), um evento comemorativo do bicentenário do escritor e dramaturgo Georg Büchner, organizado pelo Instituto Goethe e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). As palestras, que acontecem no Instituto Goethe, contam com a presença de tradutores, encenadores e estudiosos da obra do grande dramaturgo alemão, que inaugurou o teatro moderno.

O encontro tem como foco as três peças do autor – “A Morte de Danton”, “Leôncio e Lena” e “Woyzeck” – que serão comentadas a partir de diferentes perspectivas que incluem adaptações para a ópera e para os palcos brasileiros.

Büchner, nascido em 17 de outubro de 1873, na cidade de Goddelau, Alemanha, ficou famoso pelo espírito revolucionário contra a injustiça social e a repressão da nobreza governante da época. Apesar de ter morrido prematuramente aos 23 anos, vítima de tifo, suas obras são contempladas ainda hoje por serem consideradas atuais e universais.

Os palestrantes convidados são: Cibele Forjaz (ECA/ USP), Fernando Marques (UnB), Jorge Almeida (FFLCH/ USP), Patrícia Maas (Unesp/ Araraquara), Sérgio de Carvalho (ECA/ USP) e Tercio Redondo (FFLCH/ USP).

O Instituto Goethe de São Paulo fica na Rua Lisboa, 974, no bairro de Pinheiros.

Para mais informações, clique aqui

CC/ Flickr/ shutterhacks
CC/ Flickr/ shutterhacks