A Volkswagen está comemorando o décimo aniversário do lançamento do Fox no Brasil. Apresentado em outubro de 2003, o Fox ultrapassou a marca de 1.165.000 unidades comercializadas até setembro de 2013. Graças ao seu sucesso no mercado, o modelo serviu de base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.
“São dez anos de inovação e evolução com esse modelo, que sempre foi motivo de orgulho para a Volkswagen. O Fox foi desenvolvido no Brasil e estabeleceu novos atributos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e recursos tecnológicos em sua categoria”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
A companhia alemã destaca que, desde seu lançamento, o hatch já trazia dois motores Total Flex, ambos da família EA111, o 1.0 e o 1.6, sendo que o Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível. O carro também introduziu no País a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno. Além disso, até hoje, o Fox é o único modelo de sua categoria a oferecer o sistema ARS (banco traseiro com ajuste longitudinal).
De acordo com a VW, outra inovação do Fox na época de seu lançamento, em 2003, foi o emprego da fibra do curauá, planta nativa da Floresta Amazônica, no revestimento do teto e na tampa interna do porta-malas, em substituição à fibra de vidro.
A montadora ainda ressalta que, em junho deste ano, chegou ao mercado o Fox BlueMotion 2014, que estreou no País o novo motor de três cilindros 1.0L da família EA211. Trata-se do motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção quanto aos recursos de que dispõe. Essa combinação promove notável diminuição no consumo de combustível e na consequente emissão de gases. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0L BlueMotion tem redução de consumo energético de até 16%. Quando está com etanol, a redução é de até 17%.
O diretor de Design e Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga, que participou da criação do Fox, participará do I Seminário Brasil-Alemanha de Inovação, organizado pela Câmara Brasil-Alemanha, no dia 12 de Novembro. Para ter mais informações e fazer sua inscrição, clique aqui.