Fundação Volkswagen completa 34 anos

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, completou 34 anos de atuação no último dia 13, investindo em projetos com foco em Educação e no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. Entre os destaques do trabalho da Fundação Volkswagen em 2013 está o atendimento inédito a quatro novos Estados brasileiros (Alagoas, Espírito Santo, Pará e Piauí), por meio dos projetos educacionais “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar”, “Entre na Roda” e “Jogo da Vida em Trânsito”. Outro momento marcante foi o lançamento, em setembro, do ambiente virtual de aprendizagem “Plataforma do Letramento”, que já soma 103.297 visualizações de páginas.

Por meio de seus projetos educacionais, a Fundação Volkswagen já beneficiou, na última década, mais de 1,3 milhão de alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 17,6 mil educadores da rede pública de ensino de 386 cidades, em 11 Estados brasileiros, com investimentos de R$ 87 milhões. Neste período, 1.976 escolas e instituições foram beneficiadas. Em 2013, estão sendo atendidos 3.776 professores e educadores, beneficiando 67.224 mil alunos de escolas públicas, em 88 municípios, de 9 Estados.

“A Fundação Volkswagen é pioneira no investimento social privado da indústria automobilística no País. Em 34 anos de atuação, nossas ações e projetos têm permitido que muitas vidas sejam transformadas. Alunos, educadores e moradores de comunidades de baixa renda passam a enxergar novas perspectivas e sonhar com um País mais justo e um futuro promissor. Isso reafirma o trabalho que a Volkswagen do Brasil desenvolve em prol da sustentabilidade, tema no qual a empresa também é referência no setor automobilístico. A exemplo desse compromisso, a Volkswagen do Brasil tem como objetivo estratégico Fortalecer a Sustentabilidade como Princípio de Gestão”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo de Azevedo Barros, também responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil