O TUM CREATE (programa de pesquisa conjunto da Universidade Técnica de Munique e da Universidade Técnica de Nanyang, de Cingapura) revelou seu protótipo de táxi elétrico, com o nome de código EVA, durante o 43º Salão Automóvel de Tóquio, que aconteceu no final de novembro na capital japonesa.
O EVA serve como plataforma para exibir os resultados das inovações e desenvolvimentos do TUM CREATE. Um dos principais destaques do veículo é o seu sistema de carga super rápida. A recarga foi projetada para demorar apenas 15 minutos e oferecer uma autonomia real de 200 km (com base nos padrões de condução de veículos de Cingapura), o que representará uma nova referência no setor. Outras características do EVA incluem o vasto uso de materiais leves e de soluções de economia de energia, como ar condicionado individual acima da cabeça.
Empresas de transporte em todo o mundo geralmente adaptam automóveis de passageiros para servirem de táxis. Por outro lado, o desafio dos veículos elétricos atuais é a autonomia extremamente limitada e a recarga muito demorada (pode ir até oito horas), tornando-os impróprios para operarem como táxis. O TUM CREATE, através de sua pesquisa e desenvolvimento, pretende resolver estas questões, bem como os desafios exclusivos representados pelo calor e pela umidade em megacidades tropicais. Ao contrário do que ocorre em climas temperados, a refrigeração de passageiros e o gerenciamento do aquecimento do conjunto de baterias são questões específicas das regiões tropicais e equatoriais.
Como forma de transporte público, incluir e-táxis nas frotas de táxis locais proporciona um grande efeito na diminuição das emissões de carbono. “Embora os táxis representem menos de 3% da frota de veículos em Cingapura, eles contribuem com 15% da distância total percorrida”, explica o pesquisador-chefe, Dr. Daniel Gleyzes. “O táxi médio, que opera dois turnos, percorre mais de 500 km por dia.”
O EVA foi projetado do zero como e-táxi e é resultado de pesquisas interdisciplinares nas áreas de armazenamento de energia, carga da bateria, gerenciamento térmico, materiais leves e design. Esta etapa do projeto marca a primeira vez em que uma organização baseada em Cingapura participa e apresenta um veículo na história de 59 anos das feiras de automóveis mais importantes da Ásia.
Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br
——————————————————————————————————–
Nota original fornecida por: