Componentes valiosos de aeronaves que foram tiradas de uso do Grupo Lufthansa estão ganhando uma “segunda chance” através do projeto de reciclagem e reaproveitamento da companhia de aviação alemã.
Recentemente, a 25ª aeronave da Lufthansa chegou à Lufthansa Technik Component Services (LTCS), subsidiária da empresa, para a desmontagem profissional de suas partes. De acordo com a Lufthansa, pela primeira vez um Boeing 747-400 está sendo desmontado e seus diversos componentes, preparados para reutilização.
No início de 2012, a LTCS, cujo negócio principal é a manutenção de componentes de aeronaves, começou a utilizar para novos propósitos peças retiradas de aeronaves fora de uso da Lufthansa. Até agora, foram desmontados principalmente aviões do modelo Boeing 737.
Após o último pouso das aeronaves, os funcionários da LTCS retiram delas tudo que é valioso ou pode ser reaproveitado, incluindo o trem de pouso, componentes dos motores a jato, computadores de bordo, faróis, instrumentos da cabine e todos os sistemas eletrônicos. Após a remoção, essas partes são rigorosamente testadas nas oficinas da Lufthansa Technik nos EUA e na Alemanha em relação ao seu funcionamento e, se necessário, reparadas. Depois disso, elas são recertificadas e retornam à Lufthansa Technik.
Segundo a companhia, as vantagens para os clientes da LTCS são, por exemplo, que componentes cuja aquisição geralmente leva alguns meses podem ser disponibilizados em um curto período de tempo, e as companhias aéreas recebem os materiais de reposição em condições vantajosas. Para o meio ambiente, o benefício é que toneladas de material valioso são recicladas para novo uso.
O que não pode ser aproveitado após a desmontagem, segue para uma companhia recicladora, que, às vezes, consegue ainda aproveitar mais material no processo de sucatamento, como o alumínio.