Está no País, até esta quarta-feira (18), o dirigível que marca o encerramento das comemorações do 150º ano de existência do Grupo Bayer no mundo. Após uma viagem por cinco continentes, a aeronave está no Rio de Janeiro desde o último dia 11, sobrevoando os principais pontos turísticos da cidade.
“Este é um momento muito especial para a Bayer, são 150 anos no mundo e 117 no Brasil”, comemora Theo van der Loo, presidente do Grupo Bayer no Brasil. “Continuaremos a investir em todas as nossas áreas de negócios, inovação está no nosso DNA, é o que move e alimenta a companhia”, completa. Segundo a Bayer, o dirigível foi escolhido pela empresa porque seu tamanho impressiona e atrai interesse do público por onde passa, ao mesmo tempo em que transmite tranquilidade e é discreto.
A aeronave iniciou sua viagem em um voo em Leverkusen, sede da empresa, na Alemanha. Depois disso, viajou para 35 cidades, como Sidney (Austrália), Tóquio (Japão), Nova York (EUA) e Johannesburgo (África do Sul), além de destinos na Europa, como Roma (Itália), Paris (França) e Barcelona (Espanha).
O dirigível tem 41 metros de comprimento e 3.000 metros cúbicos de volume, pode alcançar até 40 km/h impulsionado por um motor de 65 cavalos, e parte dos componentes usados na sua construção é produzida pela divisão de Materiais Inovadores da Bayer. Um exemplo é a gôndola onde ficam piloto, co-piloto e dois passageiros, que é revestida pelo plástico transparente Makrolon, mesmo material utilizado na construção do teto solar do Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha) para a Copa do Mundo de 2014.
Além do dirigível, outra ação dos 150 anos da Bayer que passou pelo Brasil foi a exposição mundial “Bayer: Science for a Better Life (Ciência para uma Vida Melhor)”. A mostra foi lançada em fevereiro deste ano na Alemanha e percorreu nove países, passando pelo Brasil em julho, quando esteve em cartaz em São Paulo, no Morumbi Shopping.
Perspectivas
Em entrevista durante o coquetel comemorativo da companhia realizado no Rio de Janeiro no último dia 12, Theo van der Loo revelou que a estimativa é de que o crescimento do volume de vendas no Brasil em 2013 fique próximo, embora um pouco abaixo, do alcançado no ano passado, quando foi de 26% (para R$ 5,7 bilhões).
“Também em 2014 esperamos que essa tendência se mantenha, principalmente por causa do agronegócio e dos lançamentos que temos na área da saúde, além de uma boa manutenção do negócio químico”, afirmou o executivo.
Em termos de investimentos, 2014 também deve seguir o ritmo de 2013, quando a empresa aportou cerca de R$ 200 milhões no País (incluindo investimentos nas fábricas, nos escritórios e laboratórios, além de pesquisa clínica).