A MAN Latin America projeta um grande volume de negócios de pós-vendas para 2014. O negócio, que abrange contratos de manutenção, atendimentos na rede de concessionários e vendas de peças e acessórios, cresce a uma média de 15% ao ano. De acordo com a fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, ela é considerada a melhor em atendimento pós-vendas do Brasil, segundo a empresa de pesquisa de mercado TNS.
“Mais do que liderar as vendas brasileiras, queremos garantir que nossos clientes rodem com confiança e ainda garantam o valor de revenda de seus produtos, com serviços autorizados de alta qualidade e peças originais. Nossa liderança é consequência direta da nossa dedicação aos consumidores”, destaca Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America. Conforme informações da empresa, dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea confirmam a liderança em vendas da MAN Latin America no mercado brasileiro de caminhões pelo décimo primeiro ano consecutivo
A montadora conta com 157 concessionárias em 26 estados. Desse total, quarenta e três pontos são exclusivos para assistência técnica e comercialização de peças e acessórios. Conforme a companhia, grande parte das concessionárias oferece estrutura para pernoite dos motoristas, como pátio, dormitório, refeitório e convênio hoteleiro.
Liderança em vendas no Brasil
Segundo números do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM, citados pela fabricante, a empresa fechou 2013 com 40.834 unidades emplacadas e uma participação de 26,9% de mercado no Brasil. Para Cortes, os resultados mostram a força e qualidade dos produtos vendidos pela empresa, que se mantiveram no topo em um ano de recuperação para a indústria.
“O ano de 2013 foi um momento de respiro após a forte queda em 2012, por conta da troca de motorização dos produtos. Para 2014, com os novos cavalos mecânicos que estamos lançando para o segmento extrapesado, que é o que mais cresce, queremos aumentar ainda mais nossa participação e retomar os níveis de 2011”, diz.
A indústria cresceu 11% em relação a 2012, totalizando 154.549 unidades emplacadas. Para o executivo, as compras de veículos feitas pelo governo, as taxas atrativas do Finame PSI, além dos programas de incentivo à renovação de frota, foram importantes para esse crescimento. “Não podemos esquecer as obras de infraestrutura e a safra recorde, que alavancou o segmento extrapesado.”
Em ônibus, o ano também foi positivo para a MAN Latin America, que manteve a vice-liderança com 9.025 chassis emplacados, um crescimento de 12% em relação a 2012.