O ano de 2013 foi de vendas recordes para as montadoras alemãs de veículos de passeio. BMW, Mercedes-Benz, Volkswagen e Audi (esta última pertencente ao Grupo Volkswagen) comemoram os resultados globais divulgados nos últimos dias.
BMW
O Grupo BMW vendeu mais veículos em 2013 do que nunca antes na história da empresa. Um total de 1.963.798 veículos BMW, MINI e Rolls-Royce foram comercializados em todo o mundo, um aumento de 6,4% em relação ao recorde anterior de 2012 (1.845.186).
Ian Robertson, membro do Conselho Administrativo da BMW AG, responsável por Vendas e Marketing BMW, afirmou: “O grupo registrou vendas recordes mais uma vez em 2013 e é claramente o líder no segmento premium. Esse sucesso pode ser atribuído aos nossos modelos atraentes e inovadores, à força de nossas marcas premium e nossa estratégia de vendas equilibrada em todos os continentes. Apesar da turbulência que prevalece em muitos mercados, nosso objetivo é aumentar as vendas e fazer de 2014 mais um ano recorde.”
Mercedes-Benz
“Olhamos para o melhor ano da marca Mercedes-Benz, em que passamos em mais de 10% as vendas do ano anterior. Nossa estratégia de crescimento está funcionando. Em particular nos EUA e na Europa fomos capazes de ganhar ainda mais market share. O crescimento de dois dígitos nas vendas na China mostra que estamos no caminho certo também nesse mercado”, afirma Dieter Zetsche, CEO da Daimler AG e presidente da Mercedes-Benz Carros.
Durante os 12 meses do ano passado, um total de 1,46 milhão de clientes em todo mundo compraram veículos da marca da estrela de três pontas – 10,7% mais que em 2012. A divisão de carros de passeio da Mercedes-Benz vendeu um recorde de 1,5 milhão de automóveis Mercedes-Benz e smart em 2013 (+9,7% na comparação com o ano anterior).
Volkswagen
A divisão de carros de passeio da Volkswagen vendeu 5,93 milhões de veículos globalmente em 2013, 3,4% mais que em 2012. O Grupo Volkswagen como um todo também alcançou um recorde de comercialização:
“No total, nosso grupo entregou 9,7 milhões de veículos aos nossos clientes no ano passado, desde carros de passeio até caminhões pesados – mais do que nunca antes em nossa história. Todas as nossas marcas contribuíram para esse resultado muito positivo à luz das condições difíceis em diversos mercados ao redor do globo. No que tange a 2014, esperamos um desempenho similar a 2013”, afirma o membro do Conselho do Grupo Volkswagen para Vendas, Christian Klingler.
Audi
A marca de carros premium pertencente ao Grupo Volkswagen comercializou cerca de 1,57 milhão de veículos no mundo todo no ano passado, 8,3% a mais do que em 2012. As vendas da montadora aumentaram em mais de 100.000 unidades pelo quarto ano consecutivo.
“Atingimos um marco importante para a Audi neste ano que passou: alcançamos nossa meta estratégica de 1,5 milhão de entregas dois anos antes do previsto, e, na verdade, excedemo-la confortavelmente”, diz Rupert Stadler, CEO da AUDI AG: “Isso significa que, somente nos últimos quatro anos, a Audi atraiu mais de 600.000 novos consumidores”. Luca de Meo, membro do Conselho de Gerenciamento de Vendas da AUDI AG, enfatiza a dimensão global da performance da empresa: “A Audi atingiu novos recordes de vendas em mais de 40 mercados no ano passado. No Reino Unido, nos tornamos a marca premium líder pela primeira vez.”