A alemã GfK e o Twitter anunciaram nesta semana uma parceria exclusiva para apresentar o GfK Twitter TV Ratings na Alemanha, Áustria e Países Baixos. O novo serviço proverá insights sobre a frequência e o alcance das mensagens dos usuários do microblog associadas a programas e campanhas de televisão. Essa informação é essencial para grupos de mídia e agências de comunicação, para obterem conhecimento sobre a crescente popularidade dos comentários ao vivo nas mídias sociais.
Segundo a GfK, enquanto estão assistindo TV, cada vez mais pessoas compartilham suas opiniões e comentários sobre o programa no Twitter. A chamada “segunda tela” transforma a televisão em uma experiência interativa e social. Além disso, expande o alcance dos canais televisivos, à medida que as mensagens são espalhadas entre os seguidores dos usuários da plataforma.
Com o GfK Twitter TV Ratings, a empresa alemã terá a capacidade de prover informações sobre a frequência e o alcance das mensagens sobre programas específicos de TV. O novo serviço começará a operar no final deste ano na Alemanha, Áustria e Países Baixos e permitirá que as emissoras de TV tenham acesso à audiência adicional que elas alcançam via mídia social. Ademais, as agências de comunicação e os anunciantes terão recursos de análise mais ricos para planejar e avaliar campanhas de cross-media (integração de diversas mídias e plataformas de comunicação).
“Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o Twitter. Estamos apenas no início da transformação digital da mídia e o Twitter tem provado ser a ‘trilha sonora social’ dos eventos e da televisão ao vivo. Achamos que a interação entre diferentes mídias é particularmente interessante e estamos trabalhando para fornecer insights sobre os efeitos cross-media, ao lado de nosso novo parceiro de inovação”, declara Matthias Hartmann, CEO da GfK.
“O Twitter ser tornou um companheiro em tempo real para as experiências de visualização de TV para milhões na Alemanha, Áustria e Países Baixos. As pessoas adoram usar a plataforma ao mesmo tempo em que estão ligados na televisão e para participar de conversações ao vivo sobre TV. Estamos felizes que a GfK trará sua experiência de medição de audiência às mídias sociais, dando às emissoras a possibilidade de mensurarem o alcance total de sua audiência”, afirma Ali Rowghani, COO do Twitter.