Teve início em janeiro, no complexo MobileLifeCampus da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, o projeto de pesquisa europeu AdaptIVe (Automated Driving Applications & Technologies for Intelligent Vehicles). A empresa alemã lidera um consórcio de 29 parceiros, cujo objetivo é alcançar avanços inovadores que levem a uma direção autônoma mais eficiente e segura.
De acordo com a Volkswagen, os veículos autônomos contribuirão para o aumento da segurança no trânsito, auxiliando os condutores e minimizando os erros humanos. Além disso, espera-se que a tecnologia otimize o fluxo do tráfego, garantindo uma condução ideal com o mínimo de variação de velocidade.
“Esse campo de pesquisa complexo não utilizará apenas sensores a bordo, mas também elementos cooperativos, tais como a comunicação de veículo-para-veículo e de veículo-para-infraestrutura. Eu estou satisfeito com o fato de que a maioria das companhias automotivas da Europa está cooperando nesse campo competitivo para criar novas soluções de direção autônoma”, afirma Jürgen Leohold, diretor executivo do Grupo de Pesquisa Volkswagen.
Durante os 42 meses de duração do AdptIVe, os parceiros desenvolverão e testarão novas funcionalidades para carros e caminhões, oferecendo a ambos experiências de direção parcialmente e integralmente autônomas em autoestradas, cenários urbanos e para manobras de curta distância.
Segundo a empresa, o foco do projeto é alcançar uma interação cooperativa ideal entre o condutor e o sistema automotivo, utilizando sensores avançados, tecnologias veiculares cooperativas e estratégias adaptáveis, nas quais o nível de autonomia é dinamicamente adaptado à situação e ao motorista.
Sete carros e um caminhão demonstrarão várias combinações de funções automotivas. Ademais, para abordar aspectos de desenvolvimento da tecnologia, o projeto também explorará implicações legais para os fabricantes e os condutores – em especial, sobre responsabilidade civil e leis rodoviárias.
O consórcio, liderado pela Volkswagen, compreende dez das maiores montadoras, fornecedores, institutos de pesquisa e universidades – incluindo BMW, Daimler, Fiat, Peugeot Citroën, RENAULT, Volvo, Continental e Bosch – além de pequenas e médias empresas. O projeto tem um orçamento de € 25 milhões e é financiado pela Comissão Europeia.