A Mercedes-Benz anunciou que o caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros 2646 6×4, para aplicações rodoviárias, já pode ser financiado com até 80% das condições do BNDES Finame. “Esta novidade é fruto do programa de nacionalização do produto, que segue acelerado e com escopo ampliado em nossa fábrica de Juiz de Fora”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina.
“Conseguimos antecipar o cronograma de nacionalização e nossa previsão é que, em 2015, o Actros atenda todos os requisitos do BNDES Finame, ampliando as facilidades e as vantagens para o cliente adquirir o seu caminhão”, destaca o executivo.
Ainda nessa família de extrapesados, o Actros 2546 6×2 acrescentou a parcela disponível das condições do BNDES Finame.
“A nacionalização do Actros é resultado da experiência e know-how de engenheiros brasileiros, bem como dos investimentos da empresa em desenvolvimento tecnológico”, destaca Schiemer. “A Mercedes-Benz responde pelo maior plano de investimentos do setor no Brasil. São R$ 2,5 bilhões entre 2010 e 2015, envolvendo, além da nacionalização do Actros, diversas outras iniciativas, como expansão da produção de caminhões para a unidade de Juiz de Fora, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, otimização de processos e modernização de áreas de produção, logística e serviços.”
Programa de nacionalização progressiva
De acordo com a Mercedes, a primeira etapa do programa de nacionalização progressiva do Actros, em 2013, envolveu elementos do quadro do caminhão, sistema de exaustão, rodas e pneus.
Ainda segundo a montadora, atualmente, a segunda etapa do programa está concluída, com foco em mais economia e conforto no transporte. Agora está nacionalizada uma série de itens para componentes como a suspensão a ar, eixos Mercedes-Benz nacionais sem redução nos cubos, sistema pneumático de freio, bancos pneumáticos e sistema elétrico. Nesse contexto, devido ao alto grau de tecnologia eletrônica do veículo, a empresa implantou um novo processo de manufatura para o chicote modular que é pioneiro na produção de caminhões na Mercedes-Benz do Brasil.
A terceira e última etapa do programa de nacionalização progressiva do Actros, prevista para 2015, englobará a produção local do motor OM 457, do sistema de combustível e do sistema de direção hidráulica.