A Scania anunciou que 2013 foi um ano histórico para a empresa no Brasil, em que ela bateu seu recorde de emplacamentos de caminhões e ônibus desde que chegou ao País em 1957, com 20.824 unidades, e liderou a categoria dos pesados. Além disso, de acordo com a companhia, seu modelo R 440 foi o caminhão mais registrado não apenas entre os pesados, mas também de toda a indústria. O Brasil se tornou, mais uma vez, o principal mercado para a venda de caminhões, chassis de ônibus e peças da Scania no mundo.
“A Scania vem se destacando por oferecer soluções de vendas de transporte de carga e de passageiros com veículos e serviços integrados que proporcionam superior economia de combustível, produtividade, rentabilidade e baixo custo operacional”, afirma Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania do Brasil. “O transportador está cada vez mais profissionalizado e acompanhamos as demandas dos clientes com melhorias contínuas nas linhas de produtos, serviços, no treinamento e segmentação da força de vendas e na reestruturação, ampliação e padronização da rede de concessionárias. Vivemos em um novo mercado.”
Segundo informações da empresa, a Scania foi a fabricante que obteve o maior incremento de emplacamentos no mercado total de caminhões. Foram registradas 19.698 unidades entre semipesados e pesados, que geraram alta de 77,8% sobre o montante de 11.078 relativo a 2012. Nesse caso, a participação subiu de 8% para 12,7% dentre todas as categorias da indústria. Se forem levadas em conta apenas as faixas de atuação da marca, o mercado acima de 16 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT), a fatia da Scania subiu de 12,7% para 19%, e o índice de alta, de 77,8% ante 2012, também configurou o maior entre os concorrentes.
A fabricante destaca ainda que a unidade brasileira registrou em 2013 um ano histórico de vendas de serviços, que a manteve no primeiro lugar em termos de volume de aquisições de peças dentro da Scania no mundo.
“O exercício de 2013 entrou para a história da Scania no Brasil com um crescimento na comercialização de programas de manutenção em 65% e de 13% nas peças originais de reposição”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania do Brasil. “Outro acréscimo foi na contratação de horas nas oficinas das concessionárias, o que confirma ainda mais a confiança do cliente em nossa rede. O transportador vem comprovando que o portfólio da Scania é o que gera a maior redução de custos, disponibilidade e produtividade”. Segundo o executivo, a rede de concessionárias conta, atualmente, com 112 pontos de atendimento, número que deve chegar a 133 até 2015.
Desde 2008, a Scania é controlada pelo Grupo Volkswagen.