Pinacoteca exibe trabalho de Tino Sehgal

A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta o trabalho do inglês Tino Sehgal, radicado em Berlim, Alemanha. O artista é o atual vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza (2013) maior destaque da última Documenta de Kassel (2012) – exposição de arte moderna e contemporânea – e um dos finalistas do Turner Prize, prêmio de arte contemporânea do Reino Unido.

Em exposição pela primeira vez no Brasil, a obra de Sehgal trata de questões de cunho social, político e econômico, além de provocar uma reflexão sobre os espaços designados à arte. O artista também constrói situações que confrontam o contexto tradicional dos museus, com enfoque em gestos transitórios e sutilezas sociais de experiências vividas ao invés de utilizar objetos físicos.

Para a Pinacoteca de São Paulo, Sehgal propõe “situações construídas” onde atores, dançarinos e cantores compõem o trabalho ocupando os espaços de circulação do museu. A seleção e audição desses profissionais em São Paulo foram realizadas em fevereiro pelo próprio artista e também pela produtora Marcia Abujamra.

Com início no dia 22 de março, as outras exibições acontecem ao longo dos meses de março, abril e maio e podem surpreender o público visitante do museu em qualquer dia e horário. As situações construídas apresentadas na Pinacoteca são: “Kiss” em que bailarinos se apresentam em duplas e encenam cenas de beijos retratadas em pinturas; “This is good” onde cantores repetem o tema do trabalho continuamente e “This is propaganda”, em que manchetes de jornais são lidas para os visitantes.

A vinda de Tino Sehgal para a capital paulista é uma iniciativa da Pinacoteca de São Paulo, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil – RJ e tem o apoio do British Council e do Goethe-Institut, como parte da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Sehgal também apresenta seu trabalho “These associations” (Essas associações)no CCBB Rio de Janeiro.

SOBRE O ARTISTA


Tino Sehgal nasceu em Londres em 1976 e atualmente vive e trabalha em Berlim. Estudou na Universidade Humboldt (Berlim) e Folkwang University of the Arts (Essen). Tem realizado diversas exposições individuais ao redor do mundo, incluindo a mostra Unilever, Tate Modern, em Londres (2012); Tino Sehgal, Museu Guggenheim, Nova Iorque (2010); ICA, em Londres (2007, 2006, 2005), Kunsthaus Bregenz (2006), e no pavilhão alemão na 51 ª Bienal de Veneza (2005). Participou em numerosas exposições coletivas, tais como XII Documenta de Kassel (2013); After Nature, New Museum, em Nova York (2008); New British Art, Tate Trienal 2006, a Tate Britain, em Londres (2006), I promise it’s political, Museu Ludwig, de Colônia.

CC/ Flickr/ Tech 109
CC/ Flickr/ Tech 109