Diante dos desafios ocasionados pelo banimento das lâmpadas incandescentes no Brasil, os principais líderes de marketing da OSRAM no mundo se reuniram na unidade brasileira da empresa, em Osasco-SP, para alinhar estratégias. O encontro reforçou a importância da tecnologia LED, que predomina no stand da multinacional na FEICON BATIMAT 2014, evento programado para os dias 18 a 22 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo.
O workshop OSRAM LATAM reuniu 20 profissionais de Brasil, Alemanha, Estados Unidos, México, Argentina, Colômbia e Peru, que discutiram o potencial brasileiro para a comercialização de novas tecnologias no setor de iluminação, sobretudo produtos com a tecnologia LED.
“De uma maneira geral, o Brasil possui muito potencial de compra. Só em São Paulo, por exemplo, são 12 milhões de pessoas e todo mundo precisa de iluminação. Além disso, diversas obras e novas construções estão sendo realizadas em todo o país”, declarou Tracie Kacmarcik, Head of Marketing da Osram Sylvania, nos Estados Unidos, onde o banimento já ocorreu.
No Brasil, o prazo para que as tradicionais lâmpadas sejam retiradas do mercado vai até 2016, mas algumas potências já foram removidas das prateleiras. Sobre esse processo, a executiva afirma que o mais importante é entender o mercado para poder falar com consumidores e clientes, pois a OSRAM deseja ajudar e esclarecer quais são as melhores soluções para cada situação.
“Antes, durante e após o processo de banimento nos EUA, nós enfatizamos LEDs e halógenas como substitutas. Como segunda maior empresa de iluminação do mundo, não queremos simplesmente oferecer tecnologias, mas sim escolhas. Nem todos estão prontos para os LEDs, que são ótimas opções e os consideramos como a iluminação do futuro, mas as halógenas também são eficientes, assim como as fluorescentes”, ressalta.
Quanto ao custo das lâmpadas de LED no Brasil, Tracie afirma que a OSRAM está investindo para ampliar o portfólio e que, a cada ano, a tecnologia segue se popularizando. “O preço dos LEDs aqui ainda é muito alto, mas já estamos em processo de barateamento e as próximas gerações de lâmpadas LEDs serão mais baratas”.
Além dos debates, os profissionais presentes no evento também visitaram pontos de vendas e trocaram experiências em trade marketing. Na oportunidade, cada profissional compartilhou as estratégias de sucesso aplicadas nos países onde o banimento já ocorreu, bem como quais ações podem e devem ser adaptadas ao mercado local.