Projeto da SAP visa melhorar tratamento do câncer

A SAP acaba de anunciar a primeira implementação do projeto “Medical Insights” para integração de dados clínicos, de acordo com a empresa, um importante avanço no tratamento do câncer que visa melhorar significativamente os resultados na área da Saúde e, ao mesmo tempo, reduzir custos e aprimorar os efeitos em cada etapa do tratamento dos pacientes.

Com este projeto, a SAP tem como objetivo elevar a precisão dos diagnósticos de câncer e, em última análise, os resultados para os pacientes, permitindo acesso integrado às informações clínicas e analisando conjuntos de dados complexos em tempo real. Construído sobre a Plataforma SAP HANA (Plataforma SAP em-memória de alta performance) o projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro Alemão para Doenças Tumorais (German National Center for Tumor Diseases – NCT) e está atualmente em uso para testes nas instalações em Heidelberg, na Alemanha.

“Toda a comunidade na área da Saúde reconhece a necessidade de simplificar e extrair dados para benefício de cada paciente”, diz Sergio Shimazaki, Diretor de Indústria e Engenharia de Valor da SAP Brasil. “Com o projeto ‘Medical Insights’, estamos trabalhando para extrair o melhor da Plataforma SAP HANA para melhorar o tratamento desses pacientes. Não há dúvidas de que a análise de dados em tempo real facilitará o atendimento e trará melhores resultados em todo o sistema de saúde.”

A SAP destaca que cada caso de câncer é praticamente único. Há um imenso volume e variedade de informações processadas para oferecer cuidados para os pacientes que não responderam às terapias padrão, tais como análise de vários estudos com casos reais e estatísticos, e de longo prazo, que acompanham grupos de pessoas que têm ou não uma determinada condição. Atualmente, essas tarefas envolvem revisão, análise e consolidação manual de informações relevantes, tipicamente em planilhas. Este modelo causa atrasos significativos para pacientes à espera de cuidados dirigidos a tipos individuais de câncer.

“Agora somos capazes de extrair e analisar dados de várias fontes e apresentá-los aos médicos e pesquisadores permitindo novas ideias surpreendentes”, afirma o Professor Dr. Christof von Kalle, diretor de oncologia transacional do NCT. “No futuro, gostaríamos de usar a Plataforma SAP HANA em cada passo do diagnóstico e da terapia, porque cada câncer é diferente e pode variar imensamente de um paciente para outro.”

O projeto “Medical Insights” poderá usar um modelo genérico de dados de saúde e recursos semânticos para levantar dados de cada paciente em várias fontes diferentes, como sistemas de informações clínicas, registros de tumores, bancos de recursos biológicos e até documentos de texto, como anotações médicas. Em seguida, fará análises avançadas dos dados sobre a Plataforma SAP HANA e fornecerá resultados em tempo real.  Assim, ajudará a aumentar a eficiência de várias equipes médicas, dando aos médicos as informações atualizadas sobre seus pacientes e permitindo um diagnóstico mais preciso e mais rápido. Estudos comparativos e estatísticos de pacientes serão retratados para serem publicados e editados colaborativamente, exportados para uma análise mais aprofundada em outros sistemas ou comparados de acordo com diferentes métricas.

O “Medical Insights” também vai oferecer uma visão abrangente do histórico médico de cada paciente em um cronograma gráfico, facilitando o acesso às informações em qualquer nível de detalhe. Essa fonte única com fácil integração de todos os dados deve dar aos médicos um quadro completo, auxiliando a equipe a reduzir o risco de erros em diagnósticos e a concentrar os esforços nos melhores tratamentos. Para pacientes individuais, tudo isso significará uma pesquisa mais rápida e melhor tratamento personalizado.

“No atual cenário da Saúde, a análise de dados em tempo real é fundamental para a oferta de cuidados mais precisos e que produzam melhores resultados para os pacientes”, destaca Sergio Shimazaki. “A SAP HANA coloca a análise nas mãos dos profissionais de Saúde, pesquisadores e administradores quando necessário, ajudando a garantir que informações precisas e em tempo real sejam usadas para a tomada de decisões de atendimento mais acertadas.”

CCommons/flickr/jfcherry
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