O PLAYMOBIL completa, em 2014, 40 anos de história. Desde 1974, quando entraram no mercado, 2,7 bilhões dos bonecos de 7,5 cm já foram produzidos pela empresa alemã geobra Brandstätter GmbH & Co. KG, com sede na cidade de Zirndorf.
“Frequentemente me perguntam o que faz do PLAYMOBIL tão especial. E quando penso sobre isso, eu percebo que o que Hans Beck [o criador dos bonecos] criou nas figuras todos esses anos atrás é o que as faz tão especiais: o que as crianças podem fazer com elas. Não se trata do que se pode ver no produto, mas sim o que acontece na mente das crianças”, afirma Horst Brandstätter, o presidente da companhia. De acordo com a empresa, o PLAYMOBIL se presta muito bem aos jogos de dramatização, que são muito importantes para as crianças.
Em comunicado sobre os 40 anos, a geobra Brandstätter lembra que os três primeiros personagens a serem produzidos foram cavaleiros, indígenas norte-americanos e trabalhadores da construção civil. Hoje, o universo do PLAYMOBIL abrange mais de 30 diferentes “mundos imaginários”. Nesse ano de aniversário, a empresa está lançando um número recorde de 147 produtos, que vão desde temas novos como parque de diversões até versões renovadas de clássicos como o corpo de bombeiros e os cavaleiros.
Produção europeia
Segundo a geobra Brandstätter, um diferencial do PLAYMOBIL é que ele é fabricado na Europa, seu local de origem – hoje, 70% dos brinquedos vendidos no mundo são feitos na Ásia. “Ao termos nossas plantas produtivas na Alemanha (nas cidades de Dietenhofen e Selb), em Malta, na República Tcheca e na Espanha, ficamos próximos aos nossos principais pontos de venda na Europa, o que nos permite responder à demanda com flexibilidade e em curto prazo. Além disso, asseguramos que nossa qualidade esteja sob controle contínuo”, explica Horst Brandstätter.
A geobra Brandstätter emprega mais de 4 mil colaboradores, e alcançou um recorde de vendas globais aos varejistas de € 552 milhões em 2013. Também no ano passado, as vendas totais do Grupo Brandstätter bateram os € 600 milhões pela primeira vez, chegando a € 612 milhões. Os investimentos foram de € 100 milhões no período, e devem chegar a € 95 milhões em 2014.