Nunca Mais Brasilientage

O dia 31 de março de 2014 marca os 50 anos do golpe militar no Brasil. A iniciativa Nunca Mais Nie Wieder organiza, nesse contexto, os eventos Nunca Mais Brasilientage. A iniciativa é formada por mais de 25 organizações não-governamentais, fundações, bem como por pessoas físicas do Brasil e da Alemanha.

A programação do Nunca Mais Brasilientage, que se iniciou em março, inclui mostras de filmes, exposições, workshops e palestras com especialistas renomados e testemunhas daquela época em diversas cidades alemãs, como Berlim, Colônia, Bonn, Frankfurt, Leipzig, Hamburgo e Bielefeld. Em paralelo, eventos da iniciativa serão realizados no Brasil.

Entre os temas abordados durante os eventos destacam-se os trabalhos e apurações feitos no Brasil após a criação da Comissão Nacional da Verdade, em 2012. O governo militar brasileiro foi o primeiro de muitos na América Latina que, a partir da década de 1970, deixou marcas de sangue na história. O desenvolvimento e o trabalho da cultura de memória sobre as ditaduras nesses países serão apresentados em perspectiva.

O foco principal dos encontros será as relações políticas entre o Brasil e a Alemanha durante a ditadura: quem, na Alemanha Ocidental, apoiou os militares brasileiros? Por outro lado, quem ajudou os perseguidos políticos brasileiros exilados na Alemanha?

Outro destaque das discussões é a cooperação econômica entre os dois países naquela época. Em 1975 foi assinado um acordo nuclear bilateral, vigente até hoje. Com igual importância, serão abordadas as questões atuais envolvendo os direitos humanos no Brasil, a exemplo da violência policial, da discriminação e do racismo.

O programa oficial dos eventos encontra-se disponível para consulta no site http://nuncamaisde.wordpress.com/

CCommons/flickr/Leandro's World Tour
CCommons/flickr/Leandro’s World Tour