O BMW i3, primeiro modelo elétrico de série da marca, já circula pelas ruas do Brasil. O veículo rodou pela primeira vez nesta quarta-feira (26), na cidade de São Paulo (SP), como parte do programa de preparação para o seu lançamento no mercado brasileiro, previsto para o segundo semestre deste ano. De acordo com a companhia, os testes com o veículo na capital paulistana continuarão por mais uma semana.
“O BMW i3 é uma referência no que diz respeito à mobilidade urbana, oferecendo alta tecnologia, conforto e agilidade com emissão zero de poluentes. Nosso objetivo é chegarmos ao mercado brasileiro preparados para agradar aos nossos futuros clientes e, para isso, uma das estratégias é realizarmos testes com o modelo em ruas e rodovias brasileiras”, explica Carlos Cortes, gerente de vendas e marketing da BMW i.
Segundo informações da montadora, o i3 é constituído por duas unidades funcionais separadas: módulo Life superior, que consiste numa célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e módulo Drive inferior, uma construção de alumínio que agrega o sistema de suspensão, componentes estruturais e de impacto.
A BMW observa que é também no módulo Drive que se encontra o sistema de propulsão eDrive: uma bateria de íons de lítio especificamente desenvolvida para o BMW i3 e o motor elétrico de alta densidade, que pesa apenas 50kg, estão acoplados ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissão elétrica. Este conceito inovador compensa o peso extra da unidade de bateria, deixando o BMW i3 com apenas 1.195 kg.
Ainda conforme companhia, o BMW i3 possui uma autonomia entre 130 km e 160 km. Se utilizados os modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, sua autonomia pode ser aumentada em 20 km e 40km respectivamente. Para auxiliar na autonomia estará disponível em uma das versões um motor à combustão interna de dois cilindros, 650cc (34hp), responsável por gerar energia para a bateria. Com este diferencial, o alcance do BMW i3 será de aproximadamente 300 km.