O Banco Volkswagen anunciou que quebrou recordes importantes em 2013, o que resultou no acúmulo de R$ 24,1 bilhões de carteira de crédito, aumento de 7% em comparação ao ano anterior. O montante se deve à participação expressiva nas vendas totais de veículos novos Volkswagen, a melhor marca em 58 anos de história.
A instituição foi responsável por 38,4% das vendas da montadora no ano passado. No segmento de automóveis financiou 37,8% do total comercializado. Em Caminhões e Ônibus, fechou o ano com 47% de participação.
O saldo do bom desempenho foi o significativo volume de operações. Em 2013, foram realizados 292.383 contratos, 3% a mais do que os 283.749 do ano anterior. Do total, 268.710 financiamentos foram de automóveis e 23.673 de caminhões e ônibus.
“O ano de 2013 foi marcado por resultados recordes do Banco Volkswagen. Mesmo diante de um cenário desafiador para a indústria automobilística e para a economia brasileira, mantivemos um ritmo excelente: nossos ativos, que somavam R$ 5,4 bilhões em 2005, chegaram a R$ 26 bilhões no ano passado, um avanço de cinco vezes em apenas oito anos”, ressalta Décio Carbonari de Almeida, diretor-presidente da instituição.
Somente com novos negócios, a instituição movimentou R$ 10,1 bilhões no ano passado. “Os excelentes resultados demonstram que conseguimos aproveitar e potencializar as oportunidades de mercado”, pontua o executivo.
Consórcio e seguro
De acordo com a instituição, o Consórcio Nacional Volkswagen obteve sua melhor performance em 38 anos de história. Em 2013, prospectou 166.032 cotas, um salto de 14,5% em relação ao mesmo período de 2012.
A Volkswagen Corretora de Seguros gerou 177.745 apólices. Deste total, 89.087 são referentes ao seguro do casco, 83.947 à proteção financeira e 4.711 à garantia
estendida. A conta também inclui o segmento de motos, que movimentou 89.087 operações.
A Volkswagen Serviços Financeiros – formada pelo Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen e Volkswagen Corretora de Seguros – totalizou 698.837 negócios em 2013, índice 6% acima do obtido no exercício de 2012.
Para 2014, Carbonari diz que a inadimplência seguirá baixa, graças à elevada qualidade da carteira e às iniciativas comerciais do Banco, que manterá taxas competitivas. Os projetos da montadora, como o lançamento do up!, também ajudarão a instituição a proteger sua participação de mercado. Segundo o executivo, o objetivo é intensificar a parceria com as montadoras Volkswagen, MAN, Audi e Ducati.
“O cenário econômico será desafiador em 2014, mas estamos confiantes de que nossa estratégia continuará a garantir que a empresa mantenha seu sólido desempenho, como em 2013”, destaca. “Contamos com o empenho de todos os colaboradores, que investem o melhor de seu talento e sua capacidade, beneficiando clientes, parceiros, investidores e acionistas.”