Inscrições abertas para bolsas de doutorado na Alemanha

A chamada para o Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha DAAD, CAPES e CNPq está com inscrições abertas até 28 de abril. São oferecidas bolsas de estudos para doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado.

As candidaturas devem ser submetidas via Plataforma Carlos Chagas, localizada na página do CNPq. Entre os documentos exigidos estão o projeto de pesquisa científica e a confirmação formal de orientação científica na Alemanha. O início das atividades de doutoramento no país europeu está previsto para abril de 2015.

A lista completa de requisitos e demais informações sobre o processo de seleção estão disponíveis em: http://www.daad.org.br/pt/18314/index.html

Modalidades:

Doutorado integral – Bolsas têm duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas segundo as necessidades do projeto e mediante a comprovação de bom rendimento acadêmico por até 48 meses (quatro anos).

Doutorado sanduíche – Bolsas têm duração de até 24 meses CAPES e CNPq concedem bolsas de no máximo 12 meses , conforme acordo entre o orientador brasileiro e o orientador alemão.

Duplo doutorado – Bolsas, somente CAPES e DAAD, têm duração de 18 ou 24 meses, podendo ser dividida em duas etapas. Necessário apresentar regulamento ou documento expedido tanto pela universidade brasileira quanto pela universidade alemã permitindo a dupla titulação.

SXC
SXC