A cidade de Stuttgart, na Alemanha, desenvolveu um novo conceito de aplicativo com o objetivo de apresentar as ofertas do turismo da região aos clientes empresariais. A ferramenta tem como foco mostrar aos viajantes a negócio as opções de lazer da região que podem complementar as obrigações profissionais.
Segundo o Escritório de Turismo da cidade de Stuttgart, a cidade alemã é sede de empresas multinacionais como Mercedes Benz, Bosch e Porsche e 66% de todos os visitantes que chegam à região têm como objetivo os negócios, o que movimenta 2,5 milhões de pessoas a cada ano. Como de praxe, os empresários viajam sozinhos, permanecem em média dois dias, têm pouco tempo livre e, por isso, as opções de lazer que podem ser feitas durante uma pausa na agenda de compromissos precisam ser ajustadas a esse cliente.
Com base nessas informações foi desenvolvido o “Stuttgart After Business App” (Aplicativo “Stuttgart Depois dos Negócios”, em tradução livre), com foco, principalmente, em restaurantes, opções de música ao vivo, atividades especiais depois do trabalho, facilidades para se exercitar e dicas de compras. Uma atenção especial foi dada aos serviços e produtos típicos da região. A intenção é que os empresários viajantes tenham uma impressão diferenciada das características únicas da região e fiquem entusiasmados com as possibilidades de lazer.
“Queremos mostrar a esse tipo de viajante o aspecto turístico da nossa região com uma nova oferta de serviços. Nosso objetivo é fornecer novas e interessantes ideias para suas horas de folga e, dessa forma, fazer com que deixe de ser um cliente ‘apenas de negócio’ para se tornar um cliente ‘além dos negócios’. Ao fazermos isso, tentamos conquistar indiretamente esse público e torná-lo embaixador da nossa região”, afirma Armin Dellnitz, diretor da Stuttgart-Marketing e da Region Stuttgart Marketing und Tourismus.
O “Stuttgart After Business” está disponível gratuitamente para smartphones (Android e iOS) em inglês e alemão. O aplicativo desenha um mapa e permite, por meio da função AroundMe (Ao Meu Redor, em tradução livre), que o visitante tenha sua posição atual na região de Stuttgart determinada via GPS e a localização da informação específica selecionada automaticamente.