Um estudo realizado com mais de mil pequenas e médias empresas (PMEs) localizadas em quatro mercados globais: Canadá, Brasil, Alemanha e África do Sul, revelou que no Brasil 92% dos microempresários consideram a tecnologia um elemento vital para tocarem seus negócios. O objetivo do levantamento, realizado pela MasterCard Small Business, foi verificar como as pequenas e médias empresas se relacionam com a tecnologia, incluindo interfaces com o cliente e back-office.
Já entre os empresários alemães o resultado também surpreendeu, com menos da metade (46%) informando que dá essa importância à tecnologia. Em média, 56% dos microempresários brasileiros e canadenses usam smartphones para tarefas do dia a dia em seus empreendimentos, enquanto apenas 32% dos alemães e sul-africanos fazem o mesmo.
Nos mercados pesquisados, a tecnologia é vista como equalizadora de oportunidades e facilitadora, mas, ao mesmo tempo, um grande desafio às PMEs para se nivelarem às gigantes de seus respectivos setores: 90% das pequenas e médias empresas pesquisadas estão online, mas apenas 20% têm um e-commerce efetivo, uma vez que a maioria não se sente plenamente confortável com os meios de pagamentos eletrônicos. Diante desse cenário, as duas dificuldades mais citadas sobre a adoção de novas tecnologias foram, respectivamente: custo (46%) e falta/escassez de know-how (31%).
No Brasil, 81% das PMEs pesquisadas contam com website, porém apenas 20% fazem e-commerce, e 10% vendem por meio de outras plataformas online. Nesse universo, 9% declararam não ter qualquer presença online.
O estudo foi realizado entre agosto e novembro de 2013.