A alemã Bosch completa 60 anos de atuação no mercado brasileiro. Há seis décadas o primeiro escritório de vendas da empresa era aberto em São Paulo. Dois anos depois, a produção deu seu pontapé inicial na primeira fábrica da empresa em Campinas, São Paulo. Desde então, a empresa tem estado oficialmente presente no Brasil.
Atualmente, o Grupo Bosch é ativo em oito localidades brasileiras com todos os seus quatro setores de negócio – Tecnologia Automotiva, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Em 2013, a companhia empregou 8.600 colaboradores no País, gerando € 1,3 bilhões em vendas no mercado local, o que representa 80% do volume total de vendas da Bosch na América do Sul. Incluindo empresas não consolidadas, o Grupo está presente em mais seis países das Américas do Sul e Central, como a Argentina, a Venezuela, o Chile e a Colômbia, com uma força de trabalho de quase mil funcionários.
América do Sul
Graças ao excelente potencial de crescimento a longo prazo, a América do Sul é uma região estrategicamente importante para a empresa. Nos últimos dez anos, a Bosch investiu cerca de € 750 milhões nessa área, sendo a maioria direcionada ao Brasil. Considerando os quase 400 milhões de habitantes na região, de baixa idade média, e o poder aquisitivo crescente de uma classe média em ascensão, a empresa espera ver o crescimento da demanda por tecnologia “invented for life” (“inventada para a vida”, em tradução livre) – por exemplo, produtos e serviços para uma maior eficiência energética, baixas emissões de CO2 e melhorias em segurança.
A empresa acredita que a demanda por tecnologia automotiva deve crescer no País, considerando que nem mesmo um em cada quatro brasileiros atualmente possuem um carro. Outro fator que deve contribuir para o sucesso da companhia nos próximos anos é o freio ABS ter se tornado obrigatório em 2014 para todos os veículos produzidos no Brasil e na Argentina. Assim, a empresa espera um impulso adicional de vendas.