Audi cria molas leves para modelos em produção


A Audi vai introduzir novas molas para suspensão, mais leves, feitas de polímeros reforçados por fibras de vidro (GFRP), até o final de 2014. A mola GFRP, que a Audi desenvolveu em colaboração com um fornecedor italiano, é também diferente da mola de aço. Ela é verde claro, o filamento de fibra é mais espesso do que o fio da mola de aço e ela possui um diâmetro geral ligeiramente maior, com um menor número de serpentinas.


Uma das características mais importantes é que ela é cerca de 40% mais leve. Enquanto a mola de aço para um modelo médio de categoria superior pesa aproximadamente 2,7 quilogramas (6,0 lb.), a mola GFRP com as mesmas propriedades pesa apenas cerca de 1,6 quilogramas (3,.5 lb.). Juntas, as quatro molas GFRP reduzem o peso em aproximadamente 4,4 quilogramas (9,7 lb.), metade dos quais se refere à massa não suportada por molas. “As molas GFRP economizam peso em um ponto crucial do sistema de chassis. Estamos, portanto tornando a direção mais precisa e aprimorando o conforto vibracional” disse o Dr. Ulrich Hackenberg, Membro do Conselho Administrativo para Desenvolvimentos Técnicos da AUDI AG.


O núcleo das molas consiste de longas fibras de vidro torcidas conjuntamente e impregnadas de resina de epóxi. Uma máquina envolve fibras adicionais em volta daquele núcleo — que possui apenas alguns milímetros de diâmetro — em ângulos alternados de mais e menos 45 graus com relação ao eixo longitudinal. Essas malhas de tensão e compressão se sustentam mutuamente para absorver de forma ótima os estresses que atuam sobre o componente. No último passo da produção, a peça bruta é curada em um forno a temperaturas de mais de 100 graus Celsius.


As molas GFRP podem ser adaptadas com precisão às suas respectivas tarefas. AQlém disso, não sofre corrosão, mesmo após ser submetido ao impacto de pedras, e é imune a agentes químicos tais como os produtos usados para limpar rodas. E por último, mas não menos importante, a produção requer muito menos energia do que a produção das molas de aço.

Divulgação Audi
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