A Alemanha foi campeã pela quarta vez da Copa do Mundo da FIFA e para Volker Treier, chefe de comércio exterior da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), o evento, sediado pelo Brasil, resultou em um impacto positivo para a economia alemã. “Quatro dos doze estádios brasileiros foram projetados por arquitetos alemães”, afirma Treier.
Segundo a DIHK, a Alemanha também foi responsável por instalar os assentos nos estádios de Curitiba e Recife. Ao todo, as empresas alemãs forneceram 165 mil cadeiras para os espaços.
No ramo da tecnologia, Treier aponta que o país também foi importante. “Pela primeira vez, os árbitros foram auxiliados por câmeras capazes de identificar a posição da bola na linha do gol. O sistema moderno é proveniente de companhias alemãs.”
A grande maioria da demanda das empresas, de acordo com a Confederação, investiu um volume de mais de € 2 milhões na infraestrutura brasileira. “A seleção da Alemanha ganhou a simpatia mundial. Isso também nos ajuda com a exportação de produtos alemães”, elogia Treier.
Entretanto, o chefe de comércio exterior da DIHK adverte contra uma visão equivocada desse sucesso: “O resultado não deve nos fazer complacentes. Isso também vale para a política. O título da Copa é resultado de mais de dez anos de trabalho árduo na formação dos jogadores de futebol”.