Estão abertas as inscrições para o 3º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), que acontecerá em 30 de setembro e 1º de outubro na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.
A inauguração com a Leibniz-Lecture do Prof. Dr. Günter Ziegler, da Freie Universität Berlin. No dia seguinte, o evento continua com dois painéis: “Dynamical Phenomena in Complex Networks” e “Equações para uma Matemática atraente”. O evento e seus painéis são organizados propositalmente de forma interdisciplinar para permitir o acesso tanto a um público especializado como a um público mais amplo, interessado no assunto.
O primeiro painel abordará a investigação inovadora de fenômenos da natureza, como climáticos ou neurológicos, a partir de sua interpretação através de sistemas complexos interdisciplinares. “Dynamical Phenomena in Complex Networks” terá como base o trabalho de Grupo Internacional Interdisciplinar de Doutorandos fomentado pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que apresentará resultados de seus estudos.
Formado por matemáticos, físicos, biólogos, climatologistas e geólogos, o grupo procura aplicar a teoria das redes complexas para compreender o papel que a rede neuronal desempenha em funções cognitivas como memória e linguagem, bem como os efeitos do aquecimento global e de mudanças no uso da terra na Amazônia.
O segundo painel, “Equações para uma Matemática atraente”, terá como cerne inovações no ensino da disciplina na educação básica e a influência de sua didática em outras disciplinas como a física, bem como a necessidade de estimular a formação de profissionais para suprir a escassez de mão de obra nas chamadas áreas MINT, ou seja, matemática, informática, ciências naturais e técnicas (STEM em inglês).
Desenvolver métodos para despertar e manter o maior interesse dos alunos pela matemática moderna, com aulas voltadas à resolução de problemas da vida real, é desafio para pesquisadores e professores alemães e brasileiros. Na Alemanha, os resultados de 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês: Programme for International Student Assessment – PISA) mostraram que os jovens alemães evoluíram em sua capacidade de resolver problemas em comparação ao estudo PISA de 2003, embora não estejam entre os melhores do mundo.
Por sua vez, o PISA revelou uma realidade preocupante quanto à competência matemática dos alunos no Brasil – eles ficaram em 58º lugar no ranking que considerou 65 nações. Iniciativas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, promovida pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que tentam incentivar o estudo da disciplina, também serão apresentadas e discutidas no Diálogo.
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Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo