Líder em vendas de caminhões voltados ao segmento de coleta de resíduos, com 36,1% de mercado, a MAN Latin America apresentou durante a 9ª. Exposucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem, que aconteceu em agosto em São Paulo (SP), soluções sob medida para a coleta de resíduos, que ganhou novas diretrizes com a entrada em vigor no último dia 3 de agosto da Lei Federal 12.305/10. A lei prevê o fim dos lixões a céu aberto, implementação de aterros e coleta por meio de veículos compactadores, decretando o fim das caçambas e “carroças”.
Na feira foi exposto o vocacional Volkswagen Constellation 17.280 Compactor, que conta com as principais configurações solicitadas pelos clientes de coleta de resíduos como: opção para tomada de força Repto, caixa automática, banco para três passageiros e teclas cegas para acionamento dos equipamentos. Para garantir a robustez que a operação exige, devido a sua severidade, itens como compressores de maior capacidade, freios de maior dimensão, suspensões recalibradas e manetim para partida em rampa também fazem parte do modelo. Equipado com motor MAN D08 de 280cv, possui a tecnologia de emissões EGR que, além de não ser necessária a utilização do ARLA 32, possibilita maior facilidade para implementação de equipamentos.
Além do vocacional Compactor, a MAN Latin America apresenta o Constellation 24.330, indicado para o transporte de material reciclado devido a sua capacidade de tração de 45 toneladas. O veículo é ideal para composições do tipo Romeu e Julieta, conjunto mais utilizado no segmento de transporte de “sucatas”. O 24.330 agrega tecnologia e segurança, com seu motor Cummins ISL de 330cv e 1450Nm, caixa de 16 velocidades e eixo de simples redução, além de equipado com sistema de freio com ABS, tornando assim sua condução mais simples, segura e confortável, com a durabilidade e baixo custo operacional sempre presentes no conceito sob medida da montadora. “Sempre estivemos atentos às mudanças desse segmento, e agora, com a nova lei em vigor, estamos preparados para atender esse importante mercado”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda da montadora.