BMW traz tecnologia ao Brasil


A BMW do Brasil, em sintonia com a tendência mundial de expansão da conectividade, traz ao Brasil a nova versão de sua conhecida tecnologia ConnectedDrive. Como parte do novo sistema, a partir de 2015 os veículos BMW serão equipados, de fábrica, com um SIM Card que manterá o veículo conectado à internet 100% do tempo, sem a necessidade de pareamento com o celular do motorista.


Nesse ano, toda a tecnologia do BMW ConnectedDrive pode ser vivenciada plenamente nos modelos da linha BMW i (i3 e i8), veículos totalmente ligados à rede e recém-lançados no mercado nacional. Segundo a montadora, o sistema possui um nível elevado de troca de informações de longo alcance entre o veículo, seu motorista e o mundo exterior. No caso do BMW i3, é possível acessar serviços de navegação desenvolvidos a fim de aprimorar a mobilidade elétrica, incluindo a função de Chamada de Emergência Inteligente. Além disso, os motoristas podem utilizar o aplicativo BMW i Remote para compartilhar informações com seu veículo a qualquer momento, utilizando o seu smartphone.


De acordo com a BMW, os serviços do ConnectedDrive projetados especificamente para a BMW i estão focados nas áreas de navegação e gestão de energia. O Assistente de Autonomia é responsável tanto pelo planejamento da rota como pelo trajeto durante as viagens já em curso. Se o destino programado no navegador está além da autonomia do veículo, o sistema sugere a mudança para o modo de direção ECO PRO ou ECO PRO+ e calcula a rota mais eficiente. Se o motorista precisar carregar a bateria, é exibida a lista de estações disponíveis na região. O sistema de navegação do BMW i3 também possui um visor dinâmico de autonomia que, com excepcional precisão, fornece ao motorista informações confiáveis e atualizadas, como se há carga suficiente para chegar ao destino e, em caso afirmativo, a quantidade de energia que vai restar ao final da jornada. Todos os fatores que afetam a autonomia são considerados no processo de cálculo, realizado em um servidor BMW e enviado ao sistema de navegação por meio do cartão SIM instalado no veículo. Um dos destaques do sistema de navegação é a demonstração visual no mapa, que ocorre de forma bastante objetiva e em tempo real, da autonomia do veículo.


Além disso, a conexão entre o motorista e o veículo também entra em uma nova dimensão no BMW i3. O aplicativo BMW ConnectedDrive Remote para a BMW i permite o acesso, por meio do smartphone, aos dados úteis do veículo para o planejamento da viagem. Se o BMW i3 estiver ligado a uma estação de carregamento ou ao BMW i Wallbox (dispositivo de recarga), o fornecimento de energia pode ser controlado via telefone celular, enquanto o ar-condicionado e a função de aquecimento para o conjunto da bateria de alta tensão também podem ser ativados remotamente. Os clientes também podem usar seu smartphone para enviar destinos ao sistema de navegação do veículo. A exibição do limite de autonomia na tela do smartphone replica a do sistema de navegação do carro.


Na linha de produtos BMW i também está disponível uma variedade de outros sistemas inovadores de assistência ao motorista do BMW ConnectedDrive, desenvolvidos para otimizar a comodidade e a segurança em condições urbanas. Estes incluem os opcionais Driving Assistance Plus (Assistente de Condução), o Parking Assistant (Assistente de Estacionamento) e a câmera de visão traseira. Até pelo lado de fora, o motorista pode manter o controle do seu BMW. Por meio do aplicativo para smartphones, é possível localizar o veículo, fechar as portas, piscar os faróis, tocar a buzina e acionar o ar-condicionado.


Entre as novidades da nova plataforma ConnectedDrive, destaca-se o Concierge Services personalizado, que ao ser acessado oferece inúmeros serviços para os clientes. Além disso, outras funcionalidades também estarão disponíveis para o mercado brasileiro, entre elas:

·         Mobile Care (serviço de guincho integrado);

·         BMW Online (Plataforma de aplicativos como Google Local Search, Street View, Yelp, E-mail, Clima, Notícias, etc.);

·         Chamada de emergência (aciona a central e envia a localização exata do carro, com um atendente acompanhando o motorista por telefone em tempo real);

·         Trânsito em tempo real, mostrado no GPS durante o caminho escolhido (a partir de novembro de 2014);

·         Integração com smartphones (iOS e Android) por meio do BMW Apps.


Além dessas facilidades, outra opção de serviço é o BMW Teleservices, que avisa o concessionário BMW pelo sistema quando o veículo precisa de revisão e entra em contato com o cliente para marcar dia e horário para a entrada em oficina. Caso seja necessário, o pós-vendas BMW já pode encomendar antecipadamente as peças para os possíveis reparos, tornando o serviço ainda mais ágil e personalizado.


Já com o BMW Apps, o motorista pode ficar por dentro de todas as novidades de suas redes sociais favoritas e controlar de perto sua agenda de compromissos do celular, com toda a conveniência dos controles simples e intuitivos do sistema. Além de entretenimento, o serviço também conta com diversos apoios à condução do motorista, como o aviso de saída involuntária da faixa de rodagem, ocasionada por uma distração, por exemplo, e aviso de controle de colisão, com acionamento automático dos freios.


O sistema será lançado no Brasil, inicialmente, nos modelos BMW i3 e i8, que prometem revolucionar a mobilidade urbana.

Divulgação BMW
Divulgação BMW