Evento do DWIH é elogiado por participantes


Realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o 3º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação alcançou seus principais objetivos. Com a Matemática como tema central, o evento buscou incentivar a troca de informações e ideias entre profissionais de diversas áreas ligadas à ciência.


O engenheiro Armando Cavero Miranda, presente no evento, elogiou a escolha do tema do Diálogo Brasil-Alemanha, já que vê uma grande necessidade de incentivar os jovens a seguir carreira nessa área. “Existe uma preocupação em muitos países, como o Brasil e a Alemanha, em se criar um estímulo entre os jovens para que continuem estudando Matemática, porque ela está em todas as áreas da tecnologia, na indústria ou na ciência”, afirmou Miranda, que também elogiou a organização do evento e a escolha dos palestrantes.


O engenheiro destacou a apresentação de Marcelo Viana da Silva sobre o programa Profmat, especialização para os professores de Matemática do Brasil. “É preciso difundir novas tecnologias didáticas, que estão sendo desenvolvidas tanto no Brasil quanto em outros lugares. Para os países sustentarem seu desenvolvimento, precisam de mais engenharia e matemática.”


Para o participante Odilon Otávio Luciano, professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, a organização do evento foi impecável e proporcionou excelentes oportunidades de contato. A qualidade do conteúdo também foi ressaltada por ele.  “O evento foi muito estimulante por tratar de um tema unificador de grande atualidade e ampla abrangência científica. Os painéis exibiram conteúdos com riqueza de diversidade e competência, evidenciando a fertilidade científica do paradigma das redes complexas.”


Luciano afirmou que todas as apresentações deixaram uma impressão de excelente profissionalismo acadêmico e científico. Entre os destaques, apontou tanto a apresentação do professor Günter M. Ziegler, que abriu o evento, quanto a mesa redonda sobre as iniciativas para promover engajamento com a Matemática e Física entre jovens em idade escolar, tanto na Alemanha quanto no Brasil. “É de grande importância que eventos como esse tenham reedições e vida longa, pois propulsionam intercâmbios valiosos e geram oportunidades de novas parcerias profissionais, além de poder despertar e reforçar em jovens a vocação para o trabalho científico.”


Organização


Para Marcio Weichert, coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), os objetivos do Diálogo foram atingidos. “Atraímos um público de alto nível, que incluía estudantes até pesquisadores seniores de diversas áreas do conhecimento. Além disso, é importante ressaltar que o evento de fato configurou em um Diálogo, já que, após as palestras, houve um intenso intercâmbio entre os participantes e o público. Foram várias perguntas feitas pela plateia e os próprios cientistas, em uma troca muito rica”, completou.


Na programação, Weichert destacou a Leibniz Lecture do professor Ziegler. “A conferência mostrou outra ótica da ciência, mais acessível a um público diversificado. Foi surpreendente ver uma palestra sobre Matemática que não apresentou sequer um número ou uma fórmula matemática.”


Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo

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