A ThyssenKrupp apresentou na semana passada (27) na sede mundial da companhia em Essen, na Alemanha, a nova tecnologia de elevadores MULTI. Trata-se do primeiro sistema de elevadores sem cabos criado no mundo.
Segundo a empresa, a maioria dos elevadores atuais utiliza sistemas de eixos verticais, com apenas uma cabina por poço, o que representa uma grande limitação para a indústria da construção civil. O sistema convencional de elevadores também restringe a capacidade de locomoção das pessoas e ocupa espaço excessivo nas construções.
O primeiro passo da ThyssenKrupp para resolver essas questões aconteceu em 2002, com o lançamento do sistema de elevadores TWIN, que oferece duas cabinas por poço e aumenta a capacidade de transporte, além de possibilitar a redução do uso de áreas construídas em até 30%.
Para tanto, a companhia alemã desenvolveu o sistema MULTI de motores lineares nas cabinas, transformando os elevadores convencionais em sistemas verticais semelhantes ao do metrô. A tecnologia aumenta a capacidade e a eficiência de transporte, reduzindo a ocupação de área útil e o consumo de energia nos edifícios.
Além disso, permite o deslocamento de várias cabinas nos sentidos vertical e horizontal num mesmo poço (até 16 cabinas rodando em loop – movimento único circular), o que possibilita projetos arquitetônicos com alturas, formas e objetivos nunca antes imaginados. Ou seja, o projeto não fica mais limitado pela altura ou alinhamento do poço do elevador, abrindo novas possibilidades aos arquitetos.
Para Andreas Schierenbeck, CEO da ThyssenKrupp Elevadores AG, o MULTI representa um marco importante no desenvolvimento de tecnologias em transporte para atender às necessidades de mobilidade urbana. “Assim como a natureza da construção civil evolui, é necessária a adaptação dos sistemas de elevadores para melhor atender as exigências deste mercado, bem como o aumento do volume de passageiros. Evoluindo de um sistema dimensional vertical para um sistema bidimensional horizontal/vertical, com mais de uma ou duas cabinas operando em cada poço, a nova tecnologia representa um passo importante na história da empresa”.
A ThyssenKrupp aponta que a análise dos sistemas convencionais de elevadores pode ser comparada ao uso de uma linha ferroviária entre duas cidades, operando com um único trem, ou seja, um grande desperdício de recursos. Ao combinar tecnologia com o conceito de operação simplificado e conveniência para o uso de passageiros, o sistema MULTI torna possível a ideia de se ter um número flexível de cabinas por eixo.
“A nova torre para testes que estamos construindo em Rottweil, na Alemanha, oferece o ambiente perfeito para testes e certificação deste produto inovador no mercado. A entrega da torre está programada para o final de 2016 e, até lá, já devemos ter um protótipo do sistema MULTI funcionando”, acrescenta o CEO.
Para mais informações, clique aqui.