As vendas da Henkel no terceiro trimestre de 2014 atingiram 4.236 milhões de euros, 1,2% acima do valor registrado no mesmo período do ano anterior. As vendas orgânicas – que excluem o impacto da variação cambial e as aquisições/ desinvestimentos – cresceram 2,3%. Após aplicar “one-time” ganhos/ perdas e custos de reestruturação do período, o lucro operacional ajustado (EBIT) subiu 3,1%, de 672 milhões de euros para 693 milhões de euros. O lucro operacional reportado alcançou 603 milhões de euros, em comparação aos 649 milhões de euros no mesmo trimestre do ano anterior.
O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) teve aumento de 0,3 ponto percentual para 16,4%. O retorno sobre vendas relatado alcançou 14,2%, comparados aos 15,5% no terceiro trimestre de 2013. O lucro por ação preferencial (EPS) subiu para 1,01 euro comparado ao 1,06 euro no mesmo trimestre do ano anterior. Após o ajuste, o EPS subiu 6,4%, de 1,10 euro para 1,17 euro.
Um impulso especial no terceiro trimestre de 2014 foi dado pelos mercados emergentes do leste da Europa, da África/Oriente Médio, América Latina e Ásia (excluindo o Japão), mais uma vez, com um crescimento nas vendas orgânicas de 6,7% e contribuição das três áreas de negócios. Com o total de vendas somando 1.914 milhão de euros, a parcela de renda proveniente dos mercados emergentes foi de 45%, alcançando o nível atingido no mesmo trimestre do ano anterior. O total de vendas na região da América Latina somou 266 milhões de euros e registrou aumento de até 1,5% nas vendas orgânicas, com forte crescimento nos negócios no México.
“Apesar do ambiente de mercado difícil, a Henkel relatou um sólido desempenho no terceiro trimestre de 2014. As vendas orgânicas subiram em todas as nossas áreas de negócios e melhoraram ainda mais nossa rentabilidade”, disse o CEO Global da Henkel, Kasper Rorsted. “Com um forte aumento nas vendas orgânicas, mais uma vez os mercados emergentes obtiveram um crescimento acima da média. A aquisição da Bergquist Company no terceiro trimestre fará o departamento de Adhesive Technologies avançar ainda mais em sua posição de liderança. Ao longo deste ano, investimos cerca de 1,7 bilhões de euros nas três áreas de negócios a fim de fortalecer ainda mais o nosso portfólio.”
Segundo Rorsted, para 2014 a empresa continua a esperar um crescimento nas vendas orgânicas de 3% a 5%. “Elevamos nossas diretrizes para a margem EBIT ajustada e agora antecipamos um crescimento de pouco menos de 16%. Também esperamos um aumento na receita ajustada por ação preferencial próximo a 10%”.