A Continental anuncia o lançamento de cinco novos reforços em sua linha de pneus comerciais especiais no Brasil: StraddleMaster™, ContainerMaster™, DockMaster™, CraneMaster™ e ContiTrailer™. Abrangendo do aro 20” ao 35”, eles chegam para complementar o portfólio, já integrado pelos modelos TerminalTransport™, ContiRV20™ e ContiRT20™.
Os pneus portuários são altamente exigidos em razão do peso, da altura e também da velocidade do veículo. “Esse segmento lida, basicamente, com o transporte de mercadorias em larga escala acomodadas em contêineres. Essas operações são geralmente muito agressivas pelas condições do piso e demandam muito dos pneus em termos de desempenho, baixa retenção de calor, baixo consumo de combustível, estabilidade para o veículo e, claro, segurança”, destaca Vinícius Penna, gerente de vendas de pneus industriais da Continental Pneus Mercosul.
Para atender a todas essas necessidades, os engenheiros da Continental desenvolveram a tecnologia V-Ply™, inspirada nos pneus de corrida, e pautada em duas premissas principais: o aprimoramento da lona de corpo da carcaça e a otimização do processo de cura do pneu.
“A tecnologia Cross-Ply™ tem como principais propriedades maior resistência de carcaça na lateral, resistência à manutenção deficiente, estabilidade e conforto, enquanto a tecnologia Radial™ se destaca por sua durabilidade, baixa resistência ao rolamento e maiores índices de velocidade. A tecnologia V-Ply™, aplicada em todos os modelos para terminais portuários, combina o melhor de ambas, criando um padrão inovador na composição e na estrutura da carcaça ao utilizar ângulos menores e especialmente projetados que formam um “V”, explica Vinícius Penna.
No V-Ply™, as propriedades de conforto e estabilidade são otimizadas por uma carcaça excepcionalmente resistente – com até 20 lonas amarradas em 3 talões – e com laterais mais reforçadas que influenciam diretamente na estabilidade lateral do veículo. Além de conferir mais segurança, ela amplia a resistência a furos e cortes, bem como assegura uma melhor performance, economia de combustível e maior vida útil.
“O volume de contêineres transportados tem aumentando de forma significativa nos últimos anos e, segundo apontam as pesquisas de mercado, o negócio portuário mundial deverá dobrar a sua capacidade na próxima década. Com essa nova linha de pneus, a Continental oferece aos seus clientes uma solução completa que combina desempenho, segurança nas operações e enorme potencial para a redução dos custos operacionais diários e preservação do meio ambiente”, conclui Vinícius Penna.