Neste ano o Grupo ZF completa um século de existência. Em setembro de 1915 a “Zahnradfabrik GmbH” foi fundada quando a marca apareceu pela primeira vez em um registro comercial na cidade de Friedrichshafen, na Alemanha. Em uma história repleta de inovações e pioneirismos tecnológicos, o Grupo ZF se transformou em uma empresa líder em driveline e tecnologia de chassis.
Com 71.600 colaboradores em 122 plantas industriais em todo o mundo, o Grupo ZF programou uma série de atividades e eventos em suas unidades com o objetivo de celebrar este marco na agora secular história da empresa.
Com a filosofia de se planejar para médio e longo prazo, o Grupo ZF se prepara para o futuro. A empresa está concretizando o maior negócio de sua história: a aquisição da norte-americana TRW Automotive, que posicionará o Grupo ZF entre as três principais fornecedoras mundiais para o competitivo e exigente mercado automotivo e, assim, complementando seu portfólio de produtos, bem como sua presença no mercado mundial, com foco nas megatendências.
Entre eventos que acontecerão nas plantas industriais da empresa em todo o mundo, a principal cerimônia será realizada em Friedrichshafen no dia 9 de setembro, o dia da inscrição do registro comercial da empresa no tribunal distrital de Tettnang, há exatamente 100 anos. Em breve a história da empresa terá seu lugar no ZF Fórum, a nova sede corporativa do Grupo em Friedrichshafen, que proporcionará espaço para exposições permanentes e periódicas. O acesso a estas exposições estará aberto para todos os interessados.
Uma história repleta de pioneirismo e inovações
Um olhar sobre a evolução, pioneirismo tecnológico e desenvolvimento da ZF mostra uma história fascinante e dinâmica, durante a qual a empresa se desenvolveu, partindo de suas raízes como fornecedora especializada em tecnologia para dirigíveis, para uma representativa empresa global de tecnologia de mobilidade. Sua fundação aconteceu na região do Lago Constance, na Alemanha e teve suas origens na empresa Luftschiffbau Zeppelin GmbH, e que também foi parceira acionária da Zahnradfabrik sediada na cidade de Friedrichshafen. A tarefa da recém-fundada empresa era desenvolver, testar e fabricar engrenagens e transmissões para dirigíveis.
Apenas alguns anos mais tarde, a ZF ofereceu a sua tecnologia para os fabricantes da indústria automotiva, tornando-se uma empresa importante no fornecimento de transmissões para a ainda jovem indústria alemã. Usando seu próprio conhecimento e adquirindo licenças, a ZF ampliou o seu portfólio de produtos: sistemas de direção para automóveis e veículos comerciais foram adicionados em 1930, assim como unidades de tração para tratores agrícolas.
Em 1946, a ZF começou a fabricar transmissões para tratores agrícolas e para veículos comerciais. A sua força inovadora, aliada a produtos sofisticados e de alta qualidade, contribuiu para a empresa entrar em novos segmentos de mercado, como por exemplo, com a produção, em 1965, da primeira transmissão com várias relações de marchas para carros de passeio. 50 anos depois, a ZF estabeleceu-se como uma das líderes de tecnologia neste segmento. Paralelo a isso a empresa começou a expandir sua presença internacional com a construção de sua primeira planta fora da Alemanha, quando instalou uma unidade de produção no Brasil inaugurada em 1958.
Em 1979, a ZF expandiu ainda mais o número de plantas fora do seu país de origem e começou a produzir nos EUA e, visionária, aportou na China em 1993.
Em 1984, a ZF comprou o Grupo Lemförder, entrando no negócio mundial de componentes de chassis e sistemas completos de eixos para automóveis e veículos comerciais. Em 2001, com a aquisição da antiga Mannesmann Sachs AG, a receita líquida e o portfólio de produtos do Grupo aumentaram, e inovações adicionais foram trazidas para o mercado. Hoje, essas inovações estão intimamente ligadas ao nome “ZF”, como por exemplo, o sistema adaptativo de amortecimento CDC (Controle Contínuo de Amortecimento) e da tecnologia híbrida.
Os produtos da ZF em todo o mundo são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, no segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também foca no segmento de energia eólica e de componentes eletrônicos.
ZF do Brasil – A primeira fábrica do Grupo ZF fora da Alemanha
Em 15 de agosto 1958, em São Caetano do Sul, a ZF iniciou as obras para a construção da primeira planta do Grupo fora da Alemanha, na mesma época em que a indústria automotiva começava a crescer significativamente no Brasil.
O primeiro produto fabricado pela planta no País foi a transmissão fornecida para o veículo DKW Vemag já em 1959. Em menos de uma década a ZF do Brasil começou a atuar fortemente também no segmento de veículos comerciais produzindo transmissões e direções. Poucos anos depois se deu o início da produção dos reversores marítimos para embarcações de trabalho e lazer, que representou um sinal da diversificação de atuação da empresa.
Com a produção aumentando continuamente, a capacidade da unidade localizada no ABC chegava perto do limite, e a solução encontrada foi de abrir uma nova planta de produção no País em 1981. Assim a ZF do Brasil inaugurou o complexo industrial de aproximadamente 700 mil m² em Sorocaba, interior de São Paulo, que em pouco tempo já produzia uma nova linha de produtos, composta por eixos e transmissões para máquinas agrícolas. Em 1997 toda a produção de São Caetano do Sul foi transferida para a planta sorocabana.
Com o crescimento do mercado e o aumento do portfólio de produtos na região da América do Sul, a ZF ampliou a quantidade de plantas produtivas no continente, contando também com as unidades de São Bernardo do Campo e Araraquara, onde são produzidas embreagens para veículos comerciais e de passeio respectivamente, e em São Francisco na Argentina que produz amortecedores. Além disso, a ZF possui escritórios comerciais em Buenos Aires (AR) e Bogotá (CO).
Atualmente, a ZF na América do Sul é líder na maioria dos segmentos de mercado em que atua, produzindo e comercializando transmissões manuais, automatizadas, automáticas e eixos para veículos comerciais; sistemas de embreagem e componentes de chassis para carros de passeio e veículos comerciais; eixos e transmissões para máquinas agrícolas e construção, bem como sistemas de propulsão marítima para embarcações. Para dar suporte de peças e serviços a toda esta gama de produtos a ZF conta com uma ampla rede concessionárias e distribuidores em todo o território sul-americano.